O novo Ensino Médio muda o estilo de aprendizagem!

O Novo Ensino Médio, previsto pela Lei 13.415/2017, entrará em vigor no início de 2022.

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O Novo Ensino Médio, previsto pela Lei 13.415/2017, entrará em vigor em todas as primeiras séries no Brasil, a partir do início de 2022. O modelo inédito transforma o estilo aplicado até o momento atual e oferece uma grade de formação básica enxuta com a possibilidade de escolha dada aos estudantes que desejam aprofundar os assuntos de seu interesse, provocando assim, diversos impactosna vida da comunidade escolar.

É preciso entender que o Ensino Médio passa por este processo de mudanças para que possa melhorar o ensino e a aprendizagem oferecida na educação dos jovens, seja para aqueles que pretendem ingressar em uma universidade ou no mercado de trabalho. A mudança, decorrente de anos de discussão (desde 2014), permitiu uma modernização do currículo escolar através do Plano Nacional de Educação, utilizando a revisão do currículo e o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Com o currículo básico reduzido e a oportunidade de ofertar matérias de real interesse para o estudante, o Novo Ensino Médio não é menos conteudista, mas assertivo, aliando teoria e prática. É importante destacar que embora ele pareça menos denso, na verdade é o contrário, pois está mais elaborado, complexo e adaptado a realidade de cada local, preenchendo as necessidades do aluno nesse processo de formação.

Uma das grandes vantagens demonstradas por especialistas da Educação é que por meio do direcionamento da BNCC (que contempla o Novo Ensino Médio), os alunos terão a oportunidade de desenvolver o conhecimento de forma integrada, caminhando para diminuir a divisão fragmentada em disciplinas. Contudo, continuarão tendo acesso aos componentes curriculares como: Língua Portuguesa, Matemática, História, Filosofia, Geografia, Física, Biologia e todo o capital de componentes que hoje fazem parte da estrutura curricular, com abordagens diferenciadas.

Esta nova forma traz em seu contexto, ao invés de matérias separadas, grandes áreas de conhecimento que são: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, que possibilita ao aluno a escolha nas quais ele quer aprofundar, desde que totalize ao final do Ensino Médio uma carga horária mínima de 3000 horas.

Do total de 3000 horas, a primeira parte se refere a formação geral básica e obrigatória da BNCC que corresponde a 1.800 horas, abrangendo as disciplinas tradicionais de Língua Portuguesa e Matemática, que deverão ser aplicadas ao longo dos três anos do Ensino Médio. Os demais componentes curriculares serão estudados de forma separada ou interdisciplinar, através de projetos que abranjam os objetos de conhecimento. A segunda parte do currículo é composta pelos itinerários formativos com 1.200 horas, delas fazem parte os conjuntos de aulas e atividades oferecidas pela escola para possibilitar ao aluno a escolha das áreas de interesse e mais tempo para se dedicar ao que gosta e ao que pretende fazer no futuro.

As escolas poderão oferecer os itinerários formativos que desejarem, desde que sejam de acordo com a realidade da comunidade escolar e aprovados pelo Conselho Estadual de Educação, no caso, do Tocantins. Além disso, os alunos durante esse processo poderão mudar de itinerário formativo de um semestre para outro.

No Colégio Santa Cruz em 2022, serão oferecidos na 1ª série, de maneira obrigatória, dois itinerários diferentes, com intuito de que os alunos possam ser protagonistas no processo de aprendizagem e de escolha. Neste sentido, as escolhas foram baseadas nas orientações da BNCC e do nosso parceiro, Sistema Bernoulli, que possui excelência em educação no país e na oferta do itinerário Projeto de Vida. Este projeto, oferece aos estudantes atividades, orientação vocacional e atendimento especializado para entender a área de conhecimento que buscam. Está pautado no autoconhecimento e no autocuidado, promovendo atitudes que possam proporcionar escolhas mais assertivas que terão impacto em suas vidas.

O itinerário formativo “Projeto de Vida” será ministrado por um professor/tutor, especialista na área. Ele poderá aplicar testes, entrevistas, realizar atividades que auxiliem o estudante a entender as suas buscas. Neste sentido, quanto mais o estudante se conhece, melhores escolhas será capaz de fazer, não somente sobre os itinerários, mas sobre a vida. A proposta do Novo Ensino Médio é fundamental para a consolidação e aprofundamento de conhecimentos necessários para a vida adulta.

O Colégio Santa Cruz tem se preparado desde de 2019 para implementar o Novo Ensino Médio, através de reuniões e formação com os docentes, com a parceria do Sistema Bernoulli que trouxe fundamentação teórica e preparação pedagógica, além da gestão escolar que dialogou com os pais e alunos sobre o novo currículo, assim em 2022 ofertará das 1560 horas totais para a 1ª Série, 360 horas destinadas aos itinerários formativos.

Em nosso colégio a formação geral básica, será ofertada no turno matutino com uma carga horária de 30 aulas semanais e os itinerários formativos ocorrerão no turno vespertino, com uma carga horária de 9 aulas semanais. Além das disciplinas eletivas que já fazem parte da estrutura curricular – Ensino Religioso, Redação (aprofundamento em produção textual) e Língua Espanhola, também serão ofertados aos alunos os itinerários formativos integradores: Projeto de Vida e Planejamento Sustentável.

Os itinerários formativos integradores são compostos pelos componentes curriculares das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e de Ciências da Natureza. Serão avaliados através de análises com observações dos professores, tendo como base o desenvolvimento das habilidades do aluno e, posteriormente, transpostas em notas. Os alunos participarão de oficinas e outras práticas, discussões e leituras, norteados pelos materiais didáticos. A proposta primordial é que ele desenvolva projetos, apresente trabalhos e tome iniciativas para se tornar cada vez mais criativo, autônomo e crítico, melhorando sua atuação social, emocional e afetiva.

Os alunos da 1ª série em 2022, farão os itinerários oferecidos pelo colégio cumprindo as 360 horas mencionadas e, em 2023, na 2ª série, poderão escolher quais itinerários pretendem realizar, tendo como base o que for proposto pelo colégio e os conhecimentos adquiridos ao longo da primeira série. A efetividade deste processo, estará ancorada no Projeto de Vida, pois ele tem como um de seus objetivos principais amparar a escolha do aluno e orientar, de acordo com cada perfil, a melhor decisão para a sua trajetória educacional.

Este é um momento de novidade para todos: docentes, coordenadores, alunos, Pais, Mães e Responsáveis, por isso, ao pensar na escola que você quer para seu (sua) filho (a), é importante analisar a estrutura curricular, os profissionais envolvidos, o material didático, a contínua formação dos docentes, o processo histórico e a credibilidade da instituição. Todas essas mudanças impactarão a vida dos estudantes, das famílias e da sociedade.

O Colégio Santa Cruz, sempre à frente de seu tempo e com qualidade, está preparado para ofertar as condições necessárias para que todas as mudanças gerem o melhor benefício para nosso alunado.

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11/2021

ASCOM
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