Ensino Fundamental II

  • Ampliar o universo de conhecimento e habilidades, desenvolvendo sua capacidade de análise crítica, raciocínio lógico e humano.

Apresentação

No Ensino Fundamental II do Colégio Santa Cruz, realizamos uma série de atividades com o propósito de despertar no aluno um amplo desenvolvimento, gerar criatividade, curiosidade e instigar o aprendizado com o objetivo de proporcionar um senso crítico e espírito questionador, como fundamento de uma atitude independente e responsável que contribua no desenvolvimento da compreensão de Si e do Outro e da importância da vida coletiva.

É garantindo o fundamental ao ensino fundamental que ajudamos na realização pessoal e profissional de nossos alunos, preparando-os para enfrentar um mundo que se transforma cada vez mais e em ritmo acelerado.

Séries

5º ANOS: Incorporado no segmento do fundamental 2, com sua estrutura e corpo docente formada por professores especialistas, com treinamento e preparação para respeitar o momento pedagógico da série.  

6º ANOS: É o momento de firmar os primeiros passos dados no 5 ano, rumo a uma rotina de estudos mais ampliada e cheias de desafios. Competências cognitivas, afetivas, culturais e sociais estão presentes na implementação da proposta pedagógica, de forma que promovam o desenvolvimento do educando para todos os desafios que a vida em sociedade requer, com um currículo diversificado, alinhado às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

ANOS: A passagem do pensamento concreto (característica dos anos anteriores) ao lógico, hipotético e dedutivo, com estruturas mais complexas de aprendizagem, essas séries exigem um trabalho pedagógico diferenciado. Essa etapa do Ensino Fundamental continua aperfeiçoando os valores individuais e coletivos do aluno, promovendo aprofundamento das aprendizagens, fortalecendo a relação teoria e prática e potencializando a autonomia, para que os alunos cheguem no Ensino Médio preparado para os novos desafios.  

ANOS: A passagem do pensamento concreto (característica dos anos anteriores) ao lógico, hipotético e dedutivo, com estruturas mais complexas de aprendizagem, essas séries exigem um trabalho pedagógico diferenciado. Essa etapa do Ensino Fundamental continua aperfeiçoando os valores individuais e coletivos do aluno, promovendo aprofundamento das aprendizagens, fortalecendo a relação teoria e prática e potencializando a autonomia, para que os alunos cheguem no Ensino Médio preparado para os novos desafios.  

É o momento de firmar os primeiros passos dados no 5 ano, rumo a uma rotina de estudos mais ampliada e cheias de desafios. Competências cognitivas, afetivas, culturais e sociais estão presentes na implementação da proposta pedagógica, de forma que promovam o desenvolvimento do educando para todos os desafios que a vida em sociedade requer, com um currículo diversificado, alinhado às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A passagem do pensamento concreto (característica dos anos anteriores) ao lógico, hipotético e dedutivo, com estruturas mais complexas de aprendizagem, essas séries exigem um trabalho pedagógico diferenciado.

Essa etapa do Ensino Fundamental continua aperfeiçoando os valores individuais e coletivos do aluno, promovendo aprofundamento das aprendizagens, fortalecendo a relação teoria e prática e potencializando a autonomia, para que os alunos cheguem no Ensino Médio preparado para os novos desafios.

A passagem do pensamento concreto (característica dos anos anteriores) ao lógico, hipotético e dedutivo, com estruturas mais complexas de aprendizagem, essas séries exigem um trabalho pedagógico diferenciado.

Essa etapa do Ensino Fundamental continua aperfeiçoando os valores individuais e coletivos do aluno, promovendo aprofundamento das aprendizagens, fortalecendo a relação teoria e prática e potencializando a autonomia, para que os alunos cheguem no Ensino Médio preparado para os novos desafios.

Diferenciais

Nosso olhar Olhar sensível para as etapas de transição de modo que não haja ruptura no processo.

Educação socioemocional

Priorizamos o trabalho articulado entre o cognitivo, o relacional e o emocional.

Professores Equipe altamente qualificada, que desenvolve com os alunos conceitos fundamentais e aplicações práticas dentro de cada disciplina, com o foco em formar uma base sólida para o Ensino Médio, também incentivando o relacionamento interpessoal e a convivência em grupo.

Inovação educacional O desafio de um mundo em constante transformação exige uma postura inovadora no ensino: metodologias ativas, projetos, Google for Education e transdisciplinaridade são alguns exemplos.

Diferencial Orionita Vivência de valores cristãos presentes nas diversas ações e projetos com base no projeto educativo orionita, contribuindo para uma formação mais humana, ética, moral e religiosa.

Projetos: valorização dos saberes e do esporte Através dos projetos, damos concretização à integração dos saberes e a valorização cultural. Assim, a aula se torna espaço de convivências e relações heterogêneas de emoções, valores, pensamentos e comportamentos. Contamos ainda, com o projeto esportivo como forte aliado educacional.