Apresentação
No Ensino Fundamental II do Colégio Santa Cruz, realizamos uma série de atividades com o propósito de despertar no aluno um amplo desenvolvimento, gerar criatividade, curiosidade e instigar o aprendizado com o objetivo de proporcionar um senso crítico e espírito questionador, como fundamento de uma atitude independente e responsável que contribua no desenvolvimento da compreensão de Si e do Outro e da importância da vida coletiva.
É garantindo o fundamental ao ensino fundamental que ajudamos na realização pessoal e profissional de nossos alunos, preparando-os para enfrentar um mundo que se transforma cada vez mais e em ritmo acelerado.
Séries
5º ANOS: Incorporado no segmento do fundamental 2, com sua estrutura e corpo docente formada por professores especialistas, com treinamento e preparação para respeitar o momento pedagógico da série.
6º ANOS: É o momento de firmar os primeiros passos dados no 5 ano, rumo a uma rotina de estudos mais ampliada e cheias de desafios. Competências cognitivas, afetivas, culturais e sociais estão presentes na implementação da proposta pedagógica, de forma que promovam o desenvolvimento do educando para todos os desafios que a vida em sociedade requer, com um currículo diversificado, alinhado às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
7º ANOS: A passagem do pensamento concreto (característica dos anos anteriores) ao lógico, hipotético e dedutivo, com estruturas mais complexas de aprendizagem, essas séries exigem um trabalho pedagógico diferenciado. Essa etapa do Ensino Fundamental continua aperfeiçoando os valores individuais e coletivos do aluno, promovendo aprofundamento das aprendizagens, fortalecendo a relação teoria e prática e potencializando a autonomia, para que os alunos cheguem no Ensino Médio preparado para os novos desafios.
8º ANOS: A passagem do pensamento concreto (característica dos anos anteriores) ao lógico, hipotético e dedutivo, com estruturas mais complexas de aprendizagem, essas séries exigem um trabalho pedagógico diferenciado. Essa etapa do Ensino Fundamental continua aperfeiçoando os valores individuais e coletivos do aluno, promovendo aprofundamento das aprendizagens, fortalecendo a relação teoria e prática e potencializando a autonomia, para que os alunos cheguem no Ensino Médio preparado para os novos desafios.
É o momento de firmar os primeiros passos dados no 5 ano, rumo a uma rotina de estudos mais ampliada e cheias de desafios. Competências cognitivas, afetivas, culturais e sociais estão presentes na implementação da proposta pedagógica, de forma que promovam o desenvolvimento do educando para todos os desafios que a vida em sociedade requer, com um currículo diversificado, alinhado às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A passagem do pensamento concreto (característica dos anos anteriores) ao lógico, hipotético e dedutivo, com estruturas mais complexas de aprendizagem, essas séries exigem um trabalho pedagógico diferenciado.
Essa etapa do Ensino Fundamental continua aperfeiçoando os valores individuais e coletivos do aluno, promovendo aprofundamento das aprendizagens, fortalecendo a relação teoria e prática e potencializando a autonomia, para que os alunos cheguem no Ensino Médio preparado para os novos desafios.
A passagem do pensamento concreto (característica dos anos anteriores) ao lógico, hipotético e dedutivo, com estruturas mais complexas de aprendizagem, essas séries exigem um trabalho pedagógico diferenciado.
Essa etapa do Ensino Fundamental continua aperfeiçoando os valores individuais e coletivos do aluno, promovendo aprofundamento das aprendizagens, fortalecendo a relação teoria e prática e potencializando a autonomia, para que os alunos cheguem no Ensino Médio preparado para os novos desafios.
Diferenciais
![](/arquivos/1-fotos-do-site/f2/3.png)
Nosso olhar Olhar sensível para as etapas de transição de modo que não haja ruptura no processo.
Educação socioemocional
Priorizamos o trabalho articulado entre o cognitivo, o relacional e o emocional.
Professores Equipe altamente qualificada, que desenvolve com os alunos conceitos fundamentais e aplicações práticas dentro de cada disciplina, com o foco em formar uma base sólida para o Ensino Médio, também incentivando o relacionamento interpessoal e a convivência em grupo.
Inovação educacional O desafio de um mundo em constante transformação exige uma postura inovadora no ensino: metodologias ativas, projetos, Google for Education e transdisciplinaridade são alguns exemplos.
Diferencial Orionita Vivência de valores cristãos presentes nas diversas ações e projetos com base no projeto educativo orionita, contribuindo para uma formação mais humana, ética, moral e religiosa.
Projetos: valorização dos saberes e do esporte Através dos projetos, damos concretização à integração dos saberes e a valorização cultural. Assim, a aula se torna espaço de convivências e relações heterogêneas de emoções, valores, pensamentos e comportamentos. Contamos ainda, com o projeto esportivo como forte aliado educacional.