Meu filho tem um perfil na rede social. E agora?

Uma reflexão sobre a exposição das crianças e adolescentes nas redes sociais e sobre como os pais podem auxiliar seus filhos

Meu filho tem um perfil na rede social. E agora??w=1020

No post de hoje vamos refletir sobre a exposição das crianças e adolescentes nas redes sociais e sobre como os pais podem auxiliar seus filhos para que eles possam utilizar as redes sociais de forma segura e saudável.  
Para começar a nossa reflexão, é importante ressaltar que as redes sociais constituem um universo novo para muitos pais e que, por essa razão, é natural que existam dúvidas e insegurança em relação à orientação que deve ser dada às crianças e adolescentes. Foi pensando nesta questão que selecionamos algumas dicas para auxiliar os pais a mediar a utilização das redes sociais entre crianças e adolescentes.

1. Proibir não é orientar!

Com o intuito de proteger os filhos, muitos pais recorrem à proibição, mas, proibir a utilização das redes sociais pode deixar as crianças e adolescentes mais expostos aos perigos que podem surgir a partir do universo digital. O caminho mais indicado é a orientação, verifique quais são as redes sociais utilizadas por seus filhos e converse com eles sobre o uso adequado delas, esclareça que não é saudável deixar de realizar outras atividades de socialização para permanecer interagindo nas redes sociais, estabeleça regras e limites para o uso da internet.

2. Acompanhe o perfil criado por seu filho para interagir nas redes sociais.

Se você permitiu que seu filho mantenha um perfil no facebook, instagram ou ainda em outras redes sociais, acompanhe o que ele compartilha nestas redes, mostre interesse pelas atividades dele, converse sobre os conteúdos e hashtags que ele segue e também sobre os conteúdos que ele compartilha, permaneça atento às atividades de seu filho nas redes sociais.

3. Converse com seu filho sobre o perigo de adicionar nas redes sociais pessoas que ele não conhece.

Esclareça seus filhos em relação ao perigo de adicionar, nas redes sociais, pessoas que ele não conhece e também sobre o perigo de enviar fotos e vídeos pessoais para esses supostos “amigos”. É preciso também orientar crianças e adolescentes para não fornecer dados pessoais através da internet e  se mostre disponível para dialogar com os adolescentes sempre que for necessário.  

Para finalizar,  é necessário que os pais estabeleçam uma relação de confiança com seus filhos, desta forma, caso eles se sintam inseguros em relação às redes sociais, eles se sentirão mais confortáveis para conversar com os pais e solicitar ajuda.

Esperamos que este conteúdo tenha auxiliado você. Continue acompanhando nossas postagens, em breve comentaremos mais sobre questões relacionadas ao universo das relações entre pais e filhos. Até lá.

04

12/2019

Ana Leticia Guedes Pereira
Ana Leticia Guedes Pereira

Psicóloga e professora universitária na Faculdade Católica Dom Orione

Mestra em Psicologia Clínica (2012), na área de Família e Comunidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP, onde estudou sobre a dinâmica relacional entre pais e crianças com TDAH.