Apresentação

Há alguns anos, O Ensino Médio do Colégio Santa Cruz vem buscando a inovação da prática pedagógica, sem deixar de lado a tradição de mais de 50 anos de história. Na atualidade, sabe-se que o fazer pedagógico é um fator dinâmico, portanto ocorre em processo de ensino / aprendizagem, sempre se adequando a realidade de cada contexto histórico e social. Nesse sentido, o Ensino Médio, em todo o país, está passando por uma fase de reformulação, como previsto pela Lei de Diretrizes e Bases.

Diante do Novo Ensino Médio, o colégio Santa Cruz, juntamente com o Sistema Bernoulli, propõe uma implementação gradativa.

Para 2020, a 1ª série do Ensino Médio terá o material totalmente alinhado à Formação Geral Básica, conforme as habilidades e competências da BNCC e com a proposta de um trabalho de, aproximadamente, 1400 horas. Com proposta de trabalhar os Itinerários Formativos do currículo alinhados ao projeto de vida dos estudantes e com uma maior percepção das áreas do conhecimento por parte deles.

Estamos atentos ao Exame Nacional do Ensino Médio e demais processos seletivos do país, buscando, na parceria com o Bernoulli, as soluções educacionais que continuarão possibilitando o sucesso e a alta performance dos estudantes.

Séries

  • O 9º ano, ano de transição, ao qual denominamos PRÉ-MÉDIO, é coordenado pelo Ensino Médio, com o objetivo de integrar-se gradativamente na rotina do Médio, amenizando assim os impactos ocorridos nessa transição entre Fundamental e Médio.
  • Tem carga horária semanal de 30 horas/aulas, com 6 aulas semanais.
  • Inclui as disciplinas de Espanhol, Ciências (incluindo Biologia, Química e Física), Filosofia e Educação Socioemocional (Escola da Inteligência).
  • Horário de entrada: 7h.
  • Horário de saída: 12h10min.
  • Sistema de Avaliação: semanal.
  • 1ª série tem carga horária de 37 horas/aulas semanais, com 6 aulas diárias e dois retornos no contra turno, com 3 e 4 aulas.
  • Inclui a disciplina de Educação Socioemocional (Escola da Inteligência).
  • Aulas práticas de Ciências da Natureza.
  • Horário de entrada: 7h.
  • Horário de saída: 12h10min.
  • Sistema de Avaliação: semanal.
  • Horário vespertino: entrada- 13h50min, saída – 17h30min/18h20min.
  • 2ª série tem carga horária de 37 horas/aulas semanais, com 6 aulas diárias e dois retornos no contra turno, com 3 e 4 aulas.
  • Inclui a disciplina de Educação Socioemocional (Escola da Inteligência)
  • Aulas práticas de Ciências da Natureza.
  • Horário de entrada: 7h.
  • Horário de saída: 12h10min.
  • Sistema de Avaliação: semanal.
  • Horário vespertino: entrada- 13h50min, saída – 17h30min/18h20min.
  • Desenvolvimento do Projeto de Orientação Profissional e Projeto de Vida.
  • A 3 ª série tem carga horária de 44 horas/aulas semanais, com 7 aulas diárias e dois retornos no contra turno, com 3 e 4 aulas.
  • Inclui a disciplina de Educação Socioemocional (Escola da Inteligência).
  • Aulas práticas de Ciências da Natureza.
  • Horário de entrada: 7h.
  • Tem dois intervalos: 1º) das 9h30min às 9h50min; 2º) das 11h30min às 11h40min.
  • Horário de saída: 13h20min.
  • Sistema de Avaliação: semanal.
  • Horário vespertino: entrada- 14h40min, saída – 18h20min/19h10min.
  • Desenvolvimento do Projeto de Orientação Profissional e Projeto de Vida.

Diferenciais

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL / EI A Educação Socioemocional é processo do qual os alunos aprendem, dentro do currículo escolar, a refletir e efetivamente aplicar conhecimentos, atitudes e competências necessárias ao longo da vida escolar. Por intermédio das atividades propostas, busca-se educar as emoções e inspirar mentes, materializando projetos que contribuam para as transformações destes alunos e, consequentemente, do mundo ao seu redor.

SIMULADOS O Colégio Santa Cruz, em parceria com Sistema Bernoulli, propõe a realização de Simulados ENEM, aplicados em duas etapas, com o objetivo de aproximar o aluno da prova, tornando o momento da real aplicação previamente conhecido e mais tranquilo.

PROFESSORES QUALIFICADOS Garantimos um quadro de professores altamente qualificados, tendo em vista nossos índices de aprovação e a qualidade de nosso serviço. Nosso Corpo Docente estão em constantes processos de aperfeiçoamento — como pesquisas, projetos, estudos, reflexões e críticas —, para que, assim, possam estar sempre bem informados e atualizados acerca das novidades e tendências educacionais. Nosso objetivo é transformá-los em facilitadores do conhecimento, mais do que meros transmissores.

Continue lendo