Dicas para auxiliar a aprendizagem dos filhos

Um auxílio que os pais podem fornecer aos filhos para maximizar a aprendizagem

Dicas para auxiliar a aprendizagem dos filhos?w=1020

Você já parou para pensar sobre como o comportamento dos pais pode influenciar a aprendizagem dos filhos?

Hoje, em nosso blog vamos abordar um assunto essencial para a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento infantil: o auxílio que os pais podem fornecer aos filhos para maximizar a aprendizagem dos mesmos.

Você como mãe ou responsável pelo acompanhamento escolar da criança precisa dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela escola. Isto significa dizer que a criança tem que compreender que você está envolvida com o processo de escolarização pelo qual ela está passando, para que isso seja possível temos algumas dicas para lhe passar:

Leia com seus filhos: o hábito de ler e mais particularmente contar histórias é um hábito que proporciona não só bem-estar e contato com a norma culta da língua escrita e falada, através da contação de histórias temas como empatia, solidariedade, ética, gratidão, amizade, entre outros são ensinados para as crianças e a reflexão sobre esses temas auxilia a criança a compreender como deve se comportar na sala de aula e diante de seus coleguinhas.

Elogie seus filhos: é muito fácil chamar a atenção das crianças por comportamentos não desejados pelos pais, como por exemplo, uma nota baixa, porém, muitos pais se esquecem de elogiar as crianças quando elas merecem. Elogie a dedicação de seus filhos na realização de tarefas escolares, ao descobrir que são admiradas por seus pais, as crianças apresentam autoestima e autoconceito elevados e isso tem impacto na aprendizagem dos filhos.

Realize atividades de lazer com a criança: atualmente observa-se que muitos pais compreendem o lazer como a possibilidade de dar aos filhos brinquedos, aparelhos eletrônicos e proporcionar aos mesmos atividades nas quais possam estar com seus pares ou sozinhos, não sendo necessária a participação direta de pais. Entretanto, ao engajar-se em atividades junto com seus filhos, como jogos, pinturas, entre outras, os pais proporcionam aos filhos e a si próprios momentos únicos que permanecerão na memória de ambos. Brincar com seus filhos vai ajudá-los a perceber que vocês estão disponíveis para a criança, esta atitude vai ter impacto durante toda a vida escolar da criança e irá fortalecer o vínculo entre vocês.

E então pessoal gostaram das dicas? Se ficou alguma dúvida sobre este conteúdo deixe seus comentários abaixo para que possamos ajudá-los e continuem acompanhando o nosso blog. Em breve comentaremos mais sobre escolarização e aprendizagem. Até a próxima!

12/2019

Ana Leticia Guedes Pereira

Psicóloga e professora universitária na Faculdade Católica Dom Orione

Mestra em Psicologia Clínica (2012), na área de Família e Comunidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP, onde estudou sobre a dinâmica relacional entre pais e crianças com TDAH.