Perguntas frequentes

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A Educação do Colégio Santa Cruz está alicerçada nos objetivos educativos orionita, inspirado num modelo familiar de relação e de conduta, a processos educativos participativos, experiências de vivência de valores que caracterizam o despertar do senso crítico-libertador, a prática da solidariedade e da participação e busca.

Educar pessoas é missão para a vida toda, e diz respeito à toda comunidade. Por isso, o Colégio Santa Cruz acredita no preceito “EDUCAR PARA A VIDA”.

Formar começa com o intuito de formar-se: descobrir e amadurecer suas capacidades, discernir valores e propósitos de vida, aprender e expandir os conhecimentos do mundo.

EDUCAR PARA A VIDA, se traduz de modo dinâmico no ensino, onde articulam-se os saberes acadêmicos e práticas pedagógicas dos professores, num diálogo permanente com as questões, perspectivas e demandas dos estudantes, num esforço comum de compreender o mundo e seus desafios, destacando a :

  • CRITICIDADE
  • CRIATIVIDADE
  • ÉTICA
  • RELACIONAMENTO HUMANO
  • CIDADANIA
  • FORTALECIMENTO
  • SOCIOEMOCIONAL
  • SABEDORIA

As unidades do Colégio Santa Cruz estão abertas para visitação durante todo o ano. Para agendar uma visita, basta ligar na unidade de seu interesse e fazer o agendamento em uma das datas e horários disponíveis ou agendar uma visita no formulário que se encontra no site.

As unidades possuem o Maternal , a idade mínima de ingresso é a partir de 2 anos (nascidos até 31/03).

O Colégio possui uma anuidade que é dividida em 12 parcelas a serem pagas por meio de boleto bancário. A primeira parcela deverá ser quitada no momento da matrícula do aluno. Como o valor da anuidade varia anualmente, para saber o valor atualizado, entre em contato com a secretaria da unidade de seu interesse.

Sim. Para saber mais sobre os percentuais de desconto, entre em contato com a secretaria da unidade de seu interesse.

As duas unidades do Colégio Santa Cruz realizam uma avaliação socioeconômica da família do aluno que solicita a bolsa de estudos. Essa avaliação define se o solicitante tem direito à bolsa ou, no caso de ter o direito, qual o percentual de ajuda que receberá. Os critérios para essa concessão são, portanto, em função das condições sociais e financeiras de quem solicita. Há uma cota específica do número de bolsas que podem ser concedidas durante o ano letivo. Todo o encaminhamento de pedido deve ser feito diretamente no site do colégio nos prazos estipulados.

  • Histórico Escolar ou Declaração;
  • Fotocópia da Certidão de Nascimento, CPF, RG e do comprovante de residência;
  • Fotocópia do Alistamento Militar para maiores de 18 anos.
  • 1 foto 3 x 4;

OBS: Para alunos veteranos, fotocópia do comprovante de residência, caso tenha mudado de endereço. Somente os pais ou responsáveis poderão assinar o Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

  • No site no período de matrícula, conforme orientação abaixo:
    • Na barra segmentos > selecione o ano que a o aluno(a) está matriculado > Material didático > Lista de materiais.
  • Na secretaria do Colégio Santa Cruz
  • Coordenação de Ensino do seu filho(a)

SISTEMA DE ENSINO BERNOULLI

O Colégio Santa Cruz sempre esteve atento às tendências educacionais e às mudanças para manter sua proposta pedagógica alinhada às perspectivas das novas gerações.

O Sistema de Ensino Bernoulli foi definida por sua notória reputação na obtenção de bons resultados; por ser um material que já está alinhado ao projeto político-pedagógico do Colégio e que está em constante atualização conforme as exigências legais.

Oferece ainda assessoria educacional desde o primeiro momento da parceria, com atendimento constante através de um consultor pedagógico que visita o Colégio, realiza capacitações e auxilia em quaisquer dúvidas relativas ao uso da solução didática adotada.

O Colégio Santa Cruz de Araguaína tem no seu currículo, momentos específicos para trabalhar a Educação Socioemocional.

Com uma metodologia que promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem e aprimoramento das relações interpessoais.

Sempre que você, que é pai, mãe ou responsável por algum aluno do colégio, entender que precisa resolver algum problema do seu filho (a), problemas pedagógicos, disciplinares ou de estrutura física. Deve entrar em contato com a unidade escolar e seguir o seguinte procedimento. Deve primeiramente procurar a Coordenação do segmento do seu filho(a), ou se desejar a Coordenação Geral, caso não seja possível manter contato com essas pessoas, o ideal é deixar recado com a secretaria, pois a orientação geral é que a coordenação pedagógica mantenham contato o mais rápido possível.

No site, em contatos temos a lista dos e-mails e telefones de cada coordenação.

Lembramos que estaremos sempre à disposição para esclarecimentos e orientações necessárias.

As modalidades de atividades extracurriculares para os alunos são conforme a faixa etária do aluno(a).

As inscrições acontecerão no início do ano letivo ou no ato da matrícula.

As vagas são limitadas e os cursos estão sujeitos ao número mínimo de inscritos para formação de turmas.

Atividades com ônus, onde o é valor anexado na sua mensalidade escolar.

  • Balé
  • FitDance
  • Teatro
  • Karatê
  • Capoeira
  • Redação Criativa
  • Raciocínio Lógico
  • Química avançada

Atividades sem ônus.

  • Treinamento esportivo - Futsal e Vôlei
  • Banda sinfônica
  • Fanfarra

Confira a grade de horários na secretaria ou na sua coordenação pedagógica.

Sim, vocês serão comunicado em relação aos procedimentos da Primeira Comunhão e Crisma, qualquer dúvida entre em contato com a equipe da catequese pelo e-mail catequese@colégiosantacruz.g12.br.

Sim, o Serviço de orientação Psicológica do Colégio Santa Cruz de Araguaína, é responsável pela ação preventiva, diagnóstica e de orientação e/ou encaminhamento de alunos que apresentam dificuldades nas áreas cognitivas, emocional e social, visando o desenvolvimento global e integrado do aluno.

Psicóloga responsável Dra.Rivana Guimarães.

Email - [email protected]

Para Agendar o atendimento entre em contato com a coordenação Pedagógica do segmento do seu filho(a).

O horário de entrada deve ser rigorosamente respeitado.

Evitem chegadas muito antecipadas em relação ao início das aulas ou atrasos na retirada do aluno.

Horário de entrada: 7 horas (tolerância 5 minutos)

Horário de saída: alternado conforme segmento, conferir no site no segmento do seu filho(a).

Atenção nossa portaria tem um grande fluxo de entrada e saída de alunos, requer tolerância e cooperação.

Sim , seu uso é obrigatório a todos os(as) estudantes nas atividades do cotidiano escolar, do 1o ao último dia de aula, inclusive no período de recuperação.

Mantemos um especializado serviço de segurança nas portarias e temos sistema de monitoramento de câmeras nos corredores da instituição.

A avaliação se dá de forma abrangente, por diversos instrumentos: provas, testes, pesquisas, simulados, seminários, todas devidamente registradas em seu plano de trabalho e homologado pela coordenação.

Na educação infantil, as atividades avaliativas são realizadas através do instrumento de registros de acompanhamento do processo de desenvolvimento da criança, respeitando sua faixa etária.

Quando, por motivo justificado, o aluno perder uma avaliação, haverá apenas uma segunda chamada ao final do bimestre (avaliação globalizante), versando sobre os conteúdos trabalhados no período. ( de 6º ano a 3ª Ensino médio)

Trabalhamos com sistema unicamente somatório, tanto para atingir a média bimestral, como para a média final. Cada bimestre tem o valor de 25 pontos que, somando os quatro bimestres perfaz o total de 100 pontos. Para acompanhamento das notas de desempenho, basta, a cada bimestre, proceder a soma dos pontos alcançados em cada avaliação.

Para aprovação, o aluno deverá ter cumprido o mínimo de 85% de frequência, não podendo então ultrapassar o limite de 25% de faltas.

O processo de recuperação ocorre em duas etapas, e é organizada da seguinte forma:

  • ao final do primeiro semestre, sendo permitido ao aluno fazer recuperação desta etapa em todas as disciplinas. São distribuídos 50 pontos, dos quais o aluno deverá obter 50% de aproveitamento, dando a ele o direito de completar o necessário para a média semestral (30 pontos).
  • ao final do ano letivo, Há uma recuperação final. Nessa etapa, só será permitido participar da recuperação em até quatro disciplinas. Sendo que, o aluno que chegar ao final do ano letivo com mais de quatro disciplinas abaixo de 60 pontos, estará retido na série.
    Nesta etapa são distribuídos 100 pontos, dos quais o aluno deverá obter 50% de aproveitamento, dando a ele o direito de completar o necessário para a média anual (60 pontos).
    Logo, o aluno que fizer recuperação, por mais que obtenha uma nota superior à média anual, não lucrará mais que o suficiente.

Para maiores detalhamentos desse processo, procurar as coordenações de ensino.

Os Boletins Escolares estão disponíveis ao final de cada bimestre letivo no Portal do Aluno.

Os responsáveis têm reuniões marcadas no calendário escolar. Além disso, tanto a família como a escola podem solicitar reuniões quando necessário.

Além da nossa agenda de comunicação diária (Educação Infantil ao 5º ano), os pais dos alunos utilizarão o aplicativo Santa Cruz, pelo qual é possível visualizar:

  • Comunicados internos
  • Notas/faltas
  • requerimentos
  • Calendário de horários (Data de aula, turma, disciplina)
  • Financeiro (Contas pagas, em aberto, vencidas)
  • Imprimir boletos para pagamento

Baixe o app gratuitamente e aproveite a comodidade:

O ingresso pelos estudantes é feito por meio do número/código que já foi entregue pela Secretaria da escola, e os pais ou responsáveis acessam pelo número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Pelo computador, o acesso é feito através do site www.colegiosantacruz.g12.br – na parte superior, clique em Portal do Aluno.

Você pode enviar um e-mail para o Setor de Informática ti@católicaorione.edu.br ou pelo telefone (63) 3413-0505 - Ramal 0535

Horário de funcionamento: 8h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00

O colégio possui uma cantina terceirizada em suas dependências, onde os alunos podem adquirir seu lanche, caso desejem. Os alimentos oferecidos estão de acordo com a nossa filosofia de incentivo a uma alimentação saudável. A Escola recomenda que os pais procurem monitorar o lanche trazido pelos seus filhos, buscando priorizar frutas, iogurtes e alimentos leves. Evite alimentos com alto teor de gordura, açúcar e sal, ou baixo valor nutricional.

Sim, os alunos têm os horários para tomar lanche separados conforme o segmento. Há horários específicos para o EF I, EF II e Ensino Médio. Os alunos da Educação Infantil lancham em espaço separado, pois este segmento funciona em setor próprio.