Responsabilidade Social e Filantropia

A formação integral do ser humano, está na raiz de cidadãos éticos e conscientes

A responsabilidade social pode ser definida como um conjunto de ações que visam promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas ou de uma comunidade. A Associação Santa Cruz de Araguaína, mantenedora do Colégio Santa Cruz, instituição privada sem fins lucrativos, de natureza educativa, cultural e assistencial, com certificado concedido pelo Ministério da Educação - MEC como entidade beneficente de assistência social – CEBAS, na área de educação, desenvolve o programa de bolsas de estudos para crianças e adolescentes cujos pais não possuem condições financeiras para arcar com os encargos de uma escola particular, promovendo a inclusão social e garantindo o acesso, permanência e conclusão para os níveis de educação básica, à essas crianças e adolescentes, o que vem a corroborar com o carisma de São Luís Orione.

Este, um sacerdote que viveu para amar e servir ao próximo e fundou a congregação religiosa Pequena Obra da Divina Providência ou simplesmente Orionitas. Trata-se de uma congregação religiosa da igreja católica, confiantes na Divina Providência, que colaboram para levar os pequenos, os pobres e o povo à igreja e ao papa, mediante as obras de caridade. São Luís Orione não conheceu outro motivo para viver, que não fosse servir aos mais necessitados, fez da sua vida e da sua fé uma única missão. Sofreu muito, mas a ninguém fez sofrer, tinha como ideal: “Fazer o bem sempre, fazer o bem a todos, o mal nunca e a ninguém”.

Já a Filantropia é definida, como “profundo amor à humanidade; desprendimento, generosidade, caridade”, desta forma podemos perceber que filantropia é o ato de ajudar alguém ou uma comunidade em específico por meio de ações caridosas. Essas ações incluem ajudas financeiras e doações de objetos e outros itens de necessidade básica para a sociedade, no Colégio Santa Cruz, além da concessão das bolsas de estudo filantrópicas, essas ações são realizadas por toda comunidade escolar durante o decorrer ano letivo. Os alunos e professores realizam ações para atendimento imediato de necessidades básicas de algumas entidades de assistência social da cidade de Araguaína e entorno.

Sendo uma instituição Orionita, o Colégio Santa Cruz traz consigo um forte senso de dever cívico, no sentido de cuidar da sociedade, sendo uma instituição privada mas sem fins lucrativos causando um impacto social significativo na comunidade de Araguaína e de Carolina no estado do Maranhão, transformando vidas ao longo de 56 anos de existência, na medida em que a instituição utiliza a mão de obra existente na sociedade e se vale de seus recursos pessoais para produzir seus serviços contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária, dando acesso à educação de qualidade a famílias economicamente vulneráveis, em conformidade com toda à legislação vigente relativa ao CEBAS, de que trata a lei nº 12.101/2009, lei nº 12.868/2013, decreto nº 8.242/2014 e a portaria normativa MEC Nº 15/2017.

Socioeducacional: Programa de Bolsa de Estudos

A ASSOCIAÇÃO SANTA CRUZ DE ARAGUAÍNA torna pública a realização do Processo Seletivo para Concessão de Bolsa Social, destinado a contemplar estudantes da Educação Básica para o ano letivo de 2021.

Data das inscrições: 31/08/2020 a 23/09/2020

Ficha de inscrição Link
Edital Link


ANEXOS:

Documentos Exigidos Link
Declaração de Atividade Remunerada Link
Declaração de Guarda Link
Declaração de Inexistência de Atividade Remunerada Link
Declaração de Isenção de IRPF Link
Declaração de Não Recebimento de Pensão Alimentícia e Ajuda Financeira Link
Declaração de Residência Link
Declaração de Separação de Corpos Link
Declaração de União Estável Link
Declaração para Comprovação dos Bens Patrimoniais Link
Protocolo de Entrega Link

Data das inscrições: 06/09/2019 a 04/10/2019

Manual Normativo de Bolsas de Estudos 2020 Link
Ficha Socioeconômica Link
Edital de Retificação nº 1 Link
Edital de Retificação nº 2 Link
Edital de Retificação nº 3 Link
Edital de Retificação nº 4 Link
Resultado do Processo Seletivo - Renovação de Bolsas Sociais para o ano letivo de 2020 Link
Resultado Final Link
Resultado do Processo Seletivo - Concessão de Bolsas Sociais para o ano letivo 2020 Link


DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA SOCIAL


Informações Gerais:

a)  O aluno deverá apresentar os documentos abaixo relacionados, referentes a todos os membros do seu grupo familiar e de si próprio. “Entende-se por “grupo familiar” a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio.”

b) Os documentos devem ser entregues na forma de cópia simples (xérox) e apenas nos casos especificados, o documento deve ser original, sempre com assinatura igual ao RG (carteira de identidade).

c) As cópias devem ser feitas em papel A4, apenas um lado da folha. A única cópia aceita frente e verso é a do comprovante de Ensino Médio.

d) Os documentos devem ser separados por pessoa do grupo familiar. Usar folhas diferentes para imprimir os documentos de cada pessoa e tipo de documento. As cópias devem estar legíveis e, não havendo nitidez das informações, o processo não será analisado.

e) A documentação deve ser entregue pessoalmente no endereço abaixo especificado. Não serão recebidos, em nenhum caso: documentação incompleta ou documentação enviada por e-mail, correio ou fora do prazo.

f) Para qualquer documento que for alegado extravio, apresentar cópia do Boletim de Ocorrência (BO).

g) Durante a avaliação da documentação dos alunos, a Comissão Avaliação de Bolsa Social – CABS e/ou a Assistente Social, poderá solicitar quaisquer outros comprovantes/documentos que considerar necessário para o entendimento e/ou compreensão do perfil socioeconômico do Aluno e de seu Grupo Familiar, como também, realizar visita domiciliar se entender necessário.  


Anexos:

Documentos do grupo familiar - incluindo o aluno Link
Documentos de renda do grupo familiar Link
Programas contemplados pelo CadÚnico Link
Comprovantes de despesas Link
Modelo A - declaração proprietário de imóvel Link
Modelo B - declaração imóvel cedido Link
Modelo C - declaração desempregado ou do lar Link
Modelo D - declaração profissional liberal Link
Modelo E - declaração trabalhador informal ou eventual (trabalho esporádico) Link
Modelo F - declaração recebimento/ pagamento de pensão alimentícia Link
Modelo G - declaração não recebimento de pensão alimentícia Link
Modelo H - declaração de ajuda de custo Link
Declaração isenção IRPF Link
Declaração autônomo Link
Declaração (não apresenta renda) Link