Responsabilidade Social e Filantropia

A formação integral do ser humano, está na raiz de cidadãos éticos e conscientes

A responsabilidade social pode ser definida como um conjunto de ações que visam promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas ou de uma comunidade. A Associação Santa Cruz de Araguaína, mantenedora do Colégio Santa Cruz, instituição privada sem fins lucrativos, de natureza educativa, cultural e assistencial, com certificado concedido pelo Ministério da Educação - MEC como entidade beneficente de assistência social – CEBAS, na área de educação, desenvolve o programa de bolsas de estudos para crianças e adolescentes cujos pais não possuem condições financeiras para arcar com os encargos de uma escola particular, promovendo a inclusão social e garantindo o acesso, permanência e conclusão para os níveis de educação básica, à essas crianças e adolescentes, o que vem a corroborar com o carisma de São Luís Orione.

Este, um sacerdote que viveu para amar e servir ao próximo e fundou a congregação religiosa Pequena Obra da Divina Providência ou simplesmente Orionitas. Trata-se de uma congregação religiosa da igreja católica, confiantes na Divina Providência, que colaboram para levar os pequenos, os pobres e o povo à igreja e ao papa, mediante as obras de caridade. São Luís Orione não conheceu outro motivo para viver, que não fosse servir aos mais necessitados, fez da sua vida e da sua fé uma única missão. Sofreu muito, mas a ninguém fez sofrer, tinha como ideal: “Fazer o bem sempre, fazer o bem a todos, o mal nunca e a ninguém”.

Já a Filantropia é definida, como “profundo amor à humanidade; desprendimento, generosidade, caridade”, desta forma podemos perceber que filantropia é o ato de ajudar alguém ou uma comunidade em específico por meio de ações caridosas. Essas ações incluem ajudas financeiras e doações de objetos e outros itens de necessidade básica para a sociedade, no Colégio Santa Cruz, além da concessão das bolsas de estudo filantrópicas, essas ações são realizadas por toda comunidade escolar durante o decorrer ano letivo. Os alunos e professores realizam ações para atendimento imediato de necessidades básicas de algumas entidades de assistência social da cidade de Araguaína e entorno.

Sendo uma instituição Orionita, o Colégio Santa Cruz traz consigo um forte senso de dever cívico, no sentido de cuidar da sociedade, sendo uma instituição privada mas sem fins lucrativos causando um impacto social significativo na comunidade de Araguaína e de Carolina no estado do Maranhão, transformando vidas ao longo de 56 anos de existência, na medida em que a instituição utiliza a mão de obra existente na sociedade e se vale de seus recursos pessoais para produzir seus serviços contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária, dando acesso à educação de qualidade a famílias economicamente vulneráveis, em conformidade com toda à legislação vigente relativa ao CEBAS, de que trata a lei nº 12.101/2009, lei nº 12.868/2013, decreto nº 8.242/2014 e a portaria normativa MEC Nº 15/2017.