O Hit da Educação Infantil

A Educação infantil é a menina dos olhos que se visualiza ao longo do tempo com o mundo.

O Hit da Educação Infantil?w=1020

O mundo escolar da Educação Infantil é uma teia de ligações que conecta a criança a um ambiente de habilidade, de humanização, iniciação científica e afazeres lúdicos culturais.

Designa a demanda inaugural de socialização, possibilitando a autonomia da criança, favorecendo para sua evolução.

Atualmente, é mister contarmos com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), denotando que a Educação Infantil é essência.

Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nesta etapa escolar, ressalta em conviver com os outros; brincar de diversas formas no cotidiano; participar de maneira ativa das atividades propostas quanto da realização de atividades da vida; explorar seus
sentidos nos campos de experiências e ampliar seus saberes da cultura; expressar como sujeito por diferentes linguagens; conhecer-se e construir sua identidade nas diversas formas de interações vivenciadas na escola, no contexto familiar e na comunidade. No infantil abrange estes, como elemento delimitador e sinais de objetivos a ser trilhados, e que no Ensino Fundamental serão aperfeiçoados e ampliados.

Segundo Mello (2004), a aprendizagem que antecede, possibilita e impulsiona o desenvolvimento.

Cabe a escola desenvolver para o desenvolvimento, aprendizagem e socialização, onde a afetividade esteja disponibilizada e proposta às crianças em um ambiente seguro, portanto envolvente.

Vygotsky ressalta, a criança nasce com capacidades e aptidões predeterminadas e a construção de sua essência se dá a partir das relações sociais, o desenvolvimento advém de fora para dentro, a educação que recebe contribuirá na sua formação humana, o educador tem a função relevante de fazer a mediação da criança com o mundo para que ela conquiste os aparatos e capacidades humanas.

É de estima relevância o valor da Educação Infantil e o que ela significa. Mas é necessário ir além e gerar redes de diálogo e edificar em sintonia família e escola, compartilhando ideias, direcionados na audácia do bem em comum: a vida de uma criança.

A Educação infantil é a menina dos olhos que se visualiza ao longo do tempo com o mundo.

Educar sim, é preciso!

08

11/2019

Viviane Teixeira
Viviane Teixeira

Viviane Teixeira Pereira é Pedagoga e com habilitação em Supervisão Escolar, especialista em Orientação Educacional, graduada em Direito.
Atualmente atua como Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil do Colégio Santa Cruz