Empreendedorismo não é nato, mas sim, despertado. E, nesse post, a equipe do fundamental I ressalta o valor do empreendedorismo no contexto infantil, produzindo, com clareza, alternativas que estimulem o desenvolvimento da criança.
O empreendedorismo dentro do Colégio Santa Cruz não se foca nas bases econômicas do termo, mas prioriza as pessoas e para entendermos melhor esse processo, vamos buscar algumas explicações nas bases teóricas do termo.
No início, o empreendedor tinha como função inovar para lucrar, ou seja, era uma pessoa que usava sua criatividade para gerir e identificar as melhores oportunidades dentro do mercado de trabalho, gerando maiores ganhos em relação à economia. Depois de muitas reflexões e discussões acerca do assunto, surge uma nova linha que tem como base a teoria comportamentalista. Assim, o foco passa a ser as pessoas e seu desenvolvimento como ser humano, dentro de um meio social.
É com a união dessas duas bases teóricas que surge o que entendemos hoje como empreendedorismo educacional. Dentro dessa ampliação do termo, a escola passa a ter papel fundamental na educação empreendedora, desenvolvendo projetos para abordar o assunto.
A escola em parceria com a família, respeita o desenvolvimento cognitivo de cada criança, trabalha de forma lúdica ações do dia a dia, ressaltando a importância do consumo consciente e do empreender. Ações simples como a compra o lanche, compreendendo o valor do pagar e o troco a receber começam a fazer parte das rotinas dos nossos alunos a partir do 1º ano.
Pensando em educação para toda a vida, nossa escola promove, como atividade empreendedora permanente, no 4º bimestre “ O Bazar da Troca’’ evento no que o aluno tem a oportunidade de colocar valor em seus objetos: brinquedos, jogos, acessórios que deseja trocar, negociando com os colegas.
Com foco e trabalho em equipe surge nos alunos ideias criativas, despertando o desejo profissional e de liderança, que muito lhe será útil nesse mundo pós-moderno.

O ensino do empreendedorismo ajuda a desenvolver líderes e a motivar as crianças a serem cada vez mais engajadas em resolver problemas.
Todo empreendedor é capaz de fazer, errar, aprender com os erros e tentar de novo, mudando o que for necessário. Ele enxerga os problemas como oportunidades e usa das suas potencialidades de inovar para criar conceitos, atitudes e propósitos transformadores.
Com a educação empreendedora, o estudante tem a oportunidade de fazer acontecer.
Quer ficar sempre por dentro das novidades da nossa escola? Então curta a nossa página no Facebook!