Colégio Santa Cruz e Empreendedorismo Infantil

Nesse post, a equipe do fundamental I ressalta o valor do empreendedorismo no contexto infantil.

Colégio Santa Cruz e Empreendedorismo Infantil?w=1020

Empreendedorismo não é nato, mas sim, despertado. E, nesse  post, a equipe do fundamental I ressalta o valor do empreendedorismo no contexto infantil, produzindo, com clareza, alternativas que estimulem o desenvolvimento da criança.

O empreendedorismo dentro do Colégio Santa Cruz não se foca nas bases econômicas do termo, mas prioriza as pessoas e para entendermos melhor esse processo, vamos buscar algumas explicações nas bases teóricas do termo.

No início, o empreendedor tinha como função inovar para lucrar, ou seja, era uma pessoa que usava sua criatividade para gerir e identificar as melhores oportunidades dentro do mercado de trabalho, gerando maiores ganhos em relação à economia. Depois de muitas reflexões e discussões acerca do assunto, surge uma nova linha que tem como base a teoria comportamentalista. Assim, o foco passa a ser as pessoas e seu desenvolvimento como ser humano, dentro de um meio social.

É com a união dessas duas bases teóricas que surge o que entendemos hoje como empreendedorismo educacional. Dentro dessa ampliação do termo, a escola passa a ter papel fundamental na educação empreendedora, desenvolvendo projetos para abordar o assunto.

A escola em parceria com a família, respeita o desenvolvimento cognitivo de cada criança, trabalha de forma lúdica ações do dia a dia, ressaltando a importância do consumo consciente e do empreender. Ações simples como a compra o lanche, compreendendo o valor do pagar e o troco a receber começam a fazer parte das rotinas dos nossos alunos a partir do 1º ano.

Pensando em educação para toda a vida, nossa escola promove, como atividade empreendedora permanente, no 4º bimestre “ O Bazar da Troca’’ evento no que o aluno tem a oportunidade de colocar valor em seus objetos: brinquedos, jogos, acessórios que deseja trocar, negociando com os colegas.

Com foco e trabalho em equipe surge nos alunos ideias criativas, despertando o desejo profissional e de liderança, que muito lhe será útil nesse mundo pós-moderno.

O ensino do empreendedorismo ajuda a desenvolver líderes e a motivar as crianças a serem cada vez mais engajadas em resolver problemas.

Todo empreendedor é capaz de fazer, errar, aprender com os erros e tentar de novo, mudando o que for necessário. Ele enxerga os problemas como oportunidades e usa das suas potencialidades de inovar para criar conceitos, atitudes e propósitos transformadores.

Com a educação empreendedora, o estudante tem a oportunidade de fazer acontecer.

Quer ficar sempre por dentro das novidades da nossa escola? Então curta a nossa página no Facebook!

07

11/2019

Hélia Gratão
Hélia Gratão

Hélia Maria Lenza Gratão, esposa, mãe ,pedagoga, especialista em psicopedagogia , mestre em psicanálise e educação e professora de yoga. Atua como coordenadora pedagógica há três décadas, no Colégio Santa Cruz, buscando entrelaçar o planejamento e o fazer pedagógico, com ações junto as crianças, ajudando-as na compreensão do ser consigo mesmo e com o outro.