Inovação e Leitura : em 2020, uma Árvore de livros na palma de sua mão

Inovação e Leitura : em 2020, uma Árvore de livros na palma de sua mão?w=1020

A leitura digital é uma nova porta que se abre nesse cenário tecnológico que vivemos. Os amantes da leitura, assim como eu, podem se encontrar muitas vezes diante de um grande dilema: afinal, livros digitais são melhores que os tradicionais? O vínculo com o livro físico que possuímos chega a ser afetivo, eu sei, mas não tem como negar que os e-books podem oferecer um mundo novo de possibilidades aos leitores.

Os livros digitais surgiram para proporcionar uma série de facilidades, inclusive para o desenvolvimento do hábito da leitura. Afinal, desde Gutemberg esse formato tradicional persiste e creio que assim deva ser, mas é inegável a praticidade e funcionalidade que os livros digitais podem trazer, não é mesmo?

No ambiente escolar, lançadas as listas de livros... quanta dificuldade! Em uma cidade de uma única livraria, então... o que dizer? Quantas vezes ouvi dos pais, em reuniões, que precisávamos pensar em uma solução. Aí está, pensamos! E firmamos parceria em um projeto piloto, inovador, trabalharemos com uma plataforma de leitura digital: a Árvore de Livros, a começar pelos alunos de 5º ao 9º ano.

A Árvore de Livros é a maior plataforma de leitura digital para escolas do Brasil. Além de disponibilizar um acervo de mais de 10 mil livros, a Árvore também oferece suporte pedagógico aos educadores, relatórios que possibilitam acompanhar de perto a leitura efetiva de cada aluno e projetos que estimulam o hábito da leitura em crianças e jovens.

Se ainda não está convencido desse novo formato de leitura, dou-lhe 5 motivos para acreditar nas vantagens do livro digital.

• Facilidade: Nem sempre encontramos o livro que queremos em estoque nas livrarias, nos resta comprar pela internet, mas temos que aguardar o prazo de entrega. Com o livro digital, a entrega do produto é feita imediatamente.
  • Praticidade: Trata-se de uma excelente maneira de minimizar o peso na bolsa ou da mala de viagem.
  • Mais barato: o livro digital tem valores mais em conta que os físicos.
  • Mais ecológico: São mais ecológicos do que os tradicionais, simplesmente porque não consomem papel em sua fabricação.
  • Interatividade: diferentemente dos livros tradicionais, os livros digitais possuem várias funcionalidades que tornam a experiência da leitura ainda melhor. Um exemplo, você pode marcar passagens e compartilhar conteúdos via redes sociais.

A Árvore de Livros, por se tratar de uma plataforma de leitura, além de disponibilizar um montão de livros para os nossos alunos, também mantém registros das suas leituras para que possamos descobrir como eles têm se desenvolvido com praticidade e sem tomar o tempo da aula. Avaliações contínuas, como o relatório de leitura, são fundamentais para verificar o desenvolvimento dos alunos e encontrar pistas de como ajudá-los a aprender mais.

Quanto a nós do Ensino fundamental 5º ao 8º ano, esperamos que tenha ficado claro o que são livros digitais e suas vantagens, um pouco do projeto piloto com uma plataforma de leitura. Se ainda não está convencido, experimente! Só vale opinar pelo que conhecemos!

Estaremos esclarecendo mais sobre essa novidade em breve. Aguardem!

12/2019

Elza Rodrigues Peixoto

Elza Rodrigues Barbosa Peixoto. Graduada em Letras, Mestre e Doutora em Ensino de Língua e Literatura, mas, antes de tudo, educadora apaixonada pela educação. Professora da Católica Orione e coordenadora pedagógica do Ensino fundamental 5º ao 8º ano.