Empreendedorismo Infantil

O que é?? Como se apresenta?? Como pode ser estimulado??

Empreendedorismo Infantil?w=1020

Quando se pensa em Empreendedorismo Infantil, uma das primeiras coisas que se vem à mente é a relação com o ganho de dinheiro.

Mas .... Pasmem! Não é somente ganhar dinheiro!! Na verdade, é muito mais do que isso é a forma como se estimula a criatividade na busca de soluções para problemas reais.

É no dia-a-dia que se descobrem maneiras de se tornar um empreendedor-mirim, principalmente quando preparamos o olhar das crianças para o mundo ao redor, para os problemas que se pode resolver, ou ainda para as situações cotidianas.

Nesse exercício diário é que se descobre situações nas quais as características de um empreendedor podem ser utilizadas, pois o principal objetivo é estimular a imaginação, a disposição e a criação de novas formas de se resolver os desafios que estão a nossa volta.

A ideia é mudar a forma como as crianças percebem a realidade, contribuindo para que elas possam utilizar sua energia e criatividade para lidar com as pessoas, com os erros que podem surgir no processo e com a maneira de lidar com os medos e desafios, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais.

Exemplos de empreendedores infantis de acordo com o blog Marcus Marques:

1) Alejandro Tichauer - 8 anos: arrecadou R$ 5 mil para a compra de 25 bengalas e 2 máquinas braile para crianças cegas.
2) Asia Newson – 5 anos: ajudou a criar a Super Business Girl, uma companhia voltada para o fabrico de velas.
3) Rachel Zietz - 14 anos: fundadora da Gladiator Lacrosse, companhia que comercializa equipamentos para jogar em qualquer lugar.
4) Cory Nieves - 10 anos: investiu na produção de cookies orgânicos e tem seu produto distribuído no mundo todo.
5) Pixie Curtis - 3 anos: principal digital influencer infantil do mundo com mais de 110 mil seguidores.
6) Mikaila Ulmer - 10 anos: fundou a empresa de sucos BeeSweer Lemonade.
7) João Pedro Caldas - 12 anos: vende suas fotos em seu site online que surpreendem pelo enquadramento e luz.
8) Evan - 9 anos: faturou mais de US$ 1 milhão de dólares com os vídeos que avaliam brinquedos para que seus mais de 1 bilhão de seguidores saibam se vale ou não a pena comprar.

As crianças podem fazer diversas atividades, além dos exemplos citados acima, como: ajudar a confeccionar doces caseiros, fazer artesanatos, inventar um jogo, elaborar objetos com materiais recicláveis, ensinar para outras crianças, promover uma feira de troca de livros.

Solte a sua imaginação e faça acontecer !!!

04

12/2019

Miriam Mendes Costa
Miriam Mendes Costa

Professora de Gestão de Inovação Tecnológica no curso de Administração da Faculdade Católica Dom Orione. Supervisora da Empresa Junior Orione. Graduada em Administração e História. Mestra em Cultura e Território.