Fazer cinco anos em tempos de pandemia

Como explicar pra Joca que ninguém pode ir ao seu aniversário por causa da pandemia?

Fazer cinco anos em tempos de pandemia?w=1020

Joca é um menino que fez cinco anos, ele estava esperando ansiosamente pelo seu aniversário, sua avó fez um lindo bolo, mas na hora de cantar parabéns ninguém apareceu. Ele não entendeu porque os primos e coleguinhas não foram festejar com ele. Diante da ausência dos primos Joca teve uma ideia, queria levar o bolo, os salgadinhos e os balões para a casa da sua tia, mas sua avó disse que não seria possível e ele também não entendia porque não poderia ir a casa da tia.

Eu já estava cansada do isolamento e achando que era necessário um grande esforço para manter uma rotina de atividade física em casa, mas quando soube do ocorrido com Joca compreendi o quanto a minha chateação por não poder ir a academia era insignificante diante da chateação de fazer cinco anos em tempos de pandemia e isolamento. Quais fantasias poderiam estar passando na cabeça de Joca? E como nós, adultos poderíamos ajuda-lo?

Nossas crianças podem estar sendo expostas a diversas informações sobre a pandemia, essas informações causam confusões para os adultos e também para as crianças, neste momento é necessário que os pais ou responsáveis prestem atenção as informações que as crianças estão obtendo através da mídia. Diálogos entre os adultos sobre a pandemia na frente das crianças também devem ser feitos com cuidado, evite falar de morte na frente das crianças.

Também é importante ajudar as crianças a se expressar, elas precisam compreender que podem expressar sua chateação ou dor e que não há nenhum problema de expressar esse mal-estar. Ao conversar com elas utilize palavras que estejam adequadas ao seu nível de compreensão e explique o que está ocorrendo.

Por último, lembre-se que os pais são os espelhos dos filhos, mantenha-se equilibrado e transmita segurança para os pequenos. Cuide de sua saúde emocional para ajudar os seus filhos. O pequeno Joca poderá lembrar-se deste aniversário e da ausência dos primos por um bom tempo, mas provavelmente se lembrará também do carinho e do cuidado que os adultos lhe deram, bem como da disposição para conversar com ele e explicar o que estava acontecendo. Eu, por minha vez vou me lembrar do sofrimento de Joca por ninguém ter comparecido a sua festinha de aniversário todas as vezes que a chateação por não poder sair de casa devido a pandemia quiser aparecer.

16

04/2020

Ana Leticia Guedes Pereira
Ana Leticia Guedes Pereira

Psicóloga e professora universitária na Faculdade Católica Dom Orione

Mestra em Psicologia Clínica (2012), na área de Família e Comunidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP, onde estudou sobre a dinâmica relacional entre pais e crianças com TDAH.