O que os pais podem aprender com a animação de Família Addams?

Quem assistiu a animação de Família Addams se deparou com a rebeldia de Vandinha que no filme vivencia a fase da adolescência.

O que os pais podem aprender com a animação de Família Addams??w=1020

Quem assistiu a animação de Família Addams se deparou com a rebeldia de Vandinha que no filme vivencia a fase da adolescência. A personagem desafia a mãe ao utilizar um acessório no cabelo que Mortícia desaprovava e também ao deixar a residência da família para explorar as redondezas. Insatisfeita com a mudança de comportamento da filha, Mortícia tenta se reaproximar da menina convidando-a para realizar programas que ela apreciava quando ainda era criança, porém, não obtém sucesso.

Agora vamos refletir sobre a vida real, você já se deparou com uma história semelhante a esta? Conhece pais e mães que enfrentam desafios com os filhos na fase da adolescência? Muitos são os pais que vivenciam dificuldades com seus filhos adolescentes e que recorrem a profissionais psicólogos para auxiliá-los nesta fase, pensando nestes pais vamos refletir sobre as dificuldades relacionadas a esta fase.

Em primeiro lugar é importante lembrar que cada adolescente vai vivenciar uma experiência única e que por essa razão não devemos recorrer a comparações entre os irmãos ou ainda em relação a outros adolescentes que conhecemos, comparar as atitudes dos filhos com outros adolescentes não vai colaborar para que se obtenha a minimização dos conflitos vivenciados com eles.

Por outro lado, eles já não são crianças e desejam compreender porque ainda não é permitido que eles se comportem como adultos. Para os pais é clara a razão pela qual os adolescentes precisam obedecer regras e ter limites, mas para eles não, então ao estabelecer uma regra converse com o adolescente e explique porque você achou importante fazer isso.

Por último, resgate a sua própria história e lembre do adolescente que você foi. Na animação Mortícia também faz isso, com o auxílio de seus pais ela relembra que na fase adolescente se comportava de maneira semelhante a filha isso a ajudou a compreender o comportamento da adolescente.

Lembre que esta é uma fase na qual o adolescente vivencia a perda do corpo infantil e do status de criança. Ao mesmo tempo que ele já não pode agir como criança, também não pode se comportar como adulto e isso gera insegurança para o adolescente.

Para finalizar nossas reflexões vamos relembrar que Vandinha aproximou-se mais da colega que também passava pela fase da adolescência e deixou um pouco de lado a família, porém, ao observar que sua família corria perigo voltou para defende-la. Esse distanciamento também é comum na vida real, assim como a reaproximação. A adolescência não é um bicho de sete cabeças, ajude seus filhos a vivenciar esta fase e caso seja necessário procure a ajuda de um psicólogo que possa lhe orientar. Você gostou dessas dicas? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre psicologia, família e adolescência.

17

12/2019

Ana Leticia Guedes Pereira
Ana Leticia Guedes Pereira

Psicóloga e professora universitária na Faculdade Católica Dom Orione

Mestra em Psicologia Clínica (2012), na área de Família e Comunidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP, onde estudou sobre a dinâmica relacional entre pais e crianças com TDAH.