Em tempos de natal...

Não sabemos quando será o fim da pandemia, mas já estamos encerrando o ano. Que trouxe à tona novos olhares sobre as relações humanas!

Em tempos de natal...?w=1020

Em casa em tempos de pandemia, estive acompanhando alguns canais do YouTube, principalmente pelo fato de minha pequenina filha gostar de grupos infantis que ali disponibilizam seus vídeos.

Estive intrigada no início da quarentena com a quantidade de propagandas vinculadas ao YouTube, transmitidas quase que obrigatoriamente antes do conteúdo selecionado. Mas uma me chamou especial atenção: a do próprio YouTube, revelando seu papel na educação informal das crianças no contexto do isolamento social, em famílias brancas da classe média; em uma cena, o pai procura no campo de busca sobre "como ensinar seu filho a amarrar o sapato". Em outra, sobre "como ensinar a fazer a lição de casa".

Ora, o que isso desvela sobre nós? Será que temos nos desumanizado tanto a ponto de perdermos essa conexão com as aprendizagens do dia a dia, isentas de receita? Será que desaprendemos a aprender com nossas crias?

A terceirização do cuidado muitas vezes pode acontecer por meio de outras pessoas (babás, cuidadoras, educadoras, etc) e também por via das tecnologias (jogos on-line, redes sociais, e até mesmo vídeos infantis). Cuidar se tornou um mercado em nossa cultura.

Não sabemos quando será o fim da pandemia, mas já estamos encerrando o ano. Um ciclo que para muitas famílias foi conflituoso e cheio de incertezas. Mas que trouxe à tona novos olhares sobre as relações humanas, trazendo consigo uma potência dos afetos.

Que neste Natal possamos celebrar o amor e a união e revitalizar o convívio em nossos lares, aprendendo com a alegria e o carinho das crianças.

04

12/2020

Carmen Hannud C. Adsuara
Carmen Hannud C. Adsuara

Psicóloga CRP 23/1373