A importância da leitura

A importância da leitura?w=1020

A leitura representa um enorme passo rumo à aquisição do conhecimento. É através dela que chegamos a uma percepção singular do mundo e desenvolvemos a capacidade de pensamento, raciocínio e visão crítica.

Na sociedade contemporânea, a leitura é extremamente importante, tanto para formação intelectual como também para acesso ao mundo das informações. Ler amplia os horizontes e nos desperta para um mundo de palavras e com elas construímos o que gostamos, queremos e sonhamos.

As crianças que têm acesso à literatura e adquirem o hábito da leitura conseguem emitir opiniões próprias mais facilmente, possuem um vocabulário mais amplo, aprendem com mais agilidade e progridem com mais facilidade na arte da escrita.

A partir dos resultados apresentados pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2015, chegou-se à percepção de que o hábito da leitura é construído a partir da infância e precisa ser influenciado por terceiros, principalmente pelos pais, pois os leitores que tiveram essa experiência na infância pela mediação de outros, certamente irão replicar essa experiência aos que estão ao seu redor e que não são leitores (Instituto Pró-Livro, 2016).

Portanto, é de suma importância a intervenção familiar e escolar na formação do indivíduo leitor ainda na infância, através do acesso à literatura e do incentivo ao hábito da leitura. Assim, a criança será estimulada a desenvolver habilidades de sociabilidade, comunicação e outras competências indispensáveis para a manutenção das relações pessoais e profissionais em um nível mais elevado.

12/2019

Liliane Rodrigues de Almeida Menezes

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - Pedagoga do Colégio Santa Cruz em Araguaína-TO e Professora da Universidade Federal do Tocantins