O que devo estudar para passar no vestibular?

A resposta é simples: TUDO (mas com contexto)

O que devo estudar para passar no vestibular??w=1020

O processo de preparação para vestibular com certeza é complexo, cansativo e até amedrontador e com certeza muitos questionam inclusive o sentido desse processo.

E uma das questões que mais ouço no dia a dia (são 21 anos na educação) é o que estudar para “se dar bem” e minha resposta é sempre a mesma e muito simples: TUDO!

E respondo assim não porque acredito no tal “conteudismo”, o meu entendimento de TUDO é na verdade o conhecimento contextualizado e contemporâneo, qual sentido existe em saber sobre tantas coisas?

Ao longo do processo educacional talvez nos tenhamos distanciado de uma ideia de que a educação seria um processo de aquisição cultural, e não apenas memorização vazia de dados, fatos ou teorias.

E voltando ao conceito de TUDO, sugiro que seja preenchido por conhecimento embasado com espaço para as devidas expansões.

É importante saber sobre a estrutura e funcionamento das mitocôndrias? Sim claro que é (galera que quer biológicas vai me entender), mas saber que na verdade ela também é um livro de história microscópico que guarda informações de muitos eventos pelos quais as espécies passaram é fantástico.

Olhar o conhecimento em perspectivas variadas permitirá ao aluno sentir prazer e dar sentido à informação considerada às vezes muito chata, e o processo de aprender deveria ser exatamente o oposto disso, saber ou entender algo deve causar encantamento.

Um físico alemão de cabeleira vasta deixou um pensamento que sintetiza bem essa ideia: “Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer”(Albert Einstein).

Entender, compreender, relacionar esses verbos são recorrentes nas questões do ENEM e de vários vestibulares, esses verbos de comando buscam não apenas a dimensão conceitual dos conhecimentos, mas suas profundas interpelações entre várias áreas de conhecimento e do próprio processo de percepção dos candidatos.

Não é fácil e simples atingir um patamar tão sofisticado de conhecimento, mas há caminhos como leituras diversificadas, trocas de informações, aula formal, e todas essas formas de aprendizado são importantes e válidas.

Não ignore os fatos jornalísticos, o saber popular, as histórias antigas, tudo é fonte de informação preciosa que te permitirá construir uma rede complexa de conhecimento, outra dica importante é utilizar-se de informações com fontes confiáveis, ou seja, bons livros, bons sites e boas pessoas.

Assim fica mais fácil chegar perto do tal TUDO (que na prática é impossível), mas permitirá que você possa tem uma visão mais ampliada das questões que você deverá resolver, com isso o sentido de aprender e querer aprender será...

30

01/2020

Nadia Regina Stefanine Milhomem
Nadia Regina Stefanine Milhomem

Professora de Biologia no Ensino Médio, Pré-Vestibular INN9 e Graduação da Católica Orione. Médica Veterinária e Licenciada em Biologia pela UFT, mestre em Patologia Animal aplicada à Parasitologia pela UFT.