Podcast Nossa Historinha: Episódio 1 - O amigo do rei

As histórias narradas são contos de fadas, histórias inspiradoras, lendas africanas, histórias regionais e parábolas para crianças...

Podcast Nossa Historinha: Episódio 1 - O amigo do rei?w=1020

Por que incentivar as crianças a ouvir histórias?

Você já pensou sobre como é importante para o desenvolvimento da criança estimular a imaginação?

No mês de novembro comemoramos o dia do inventor e não é necessário fazer muito esforço para lembrar de invenções que foram fundamentais para a humanidade, a roda por exemplo, tornou o transporte mais ágil e fácil. E a lâmpada? A lâmpada iluminou casas e espaços públicos possibilitando maior entretenimento entre a população. Foi necessário muito estudo para que essas invenções fossem criadas, mas antes de tudo foi essencial a imaginação.

E é sobre imaginação que nós vamos falar hoje. A imaginação deve ser estimulada para que a criança seja capaz de desenvolver habilidades que serão úteis por toda a sua vida. E para estimular a imaginação a criança precisa de um ambiente favorável que lhe ofereça possibilidades de ser criativa, muitas vezes os pais compram presentes caros, mas para estimular a imaginação precisasse apenas de alguns materiais, como por exemplo, caixas de papelão, retalhos de pano, papel e outros materiais que erroneamente vão parar no lixo.

É preciso considerar também que vivemos em uma época na qual as crianças são incentivadas a utilizar a tecnologia desde muito cedo, o uso da tecnologia em si não é prejudicial. É o excesso de contato com a tecnologia que pode impactar na estimulação da imaginação da criança, por exemplo, os jogos online que são tão apreciados pelas crianças, já trazem os sonhos, os personagens e as situações prontas, não sendo necessário que a criança utilize a imaginação para pensar em como poderiam ser esses personagens e situações.

E é para suprir essa necessidade de estimulação que podemos utilizar o faz de conta e as histórias infantis. A história transporta a criança para um outro tempo, para o mundo da imaginação, se pensarmos em nossa própria infância vamos lembrar de personagens ou histórias que marcaram nossa trajetória. É verdade que os anos se passaram e a infância hoje é diferente de antigamente, mas o fascínio pelo universo do faz de conta continua igual. E é pensando nisso que o colégio Santa Cruz em parceria com a Faculdade Católica lança o programa Minha historinha, um programa de contação de histórias por meio de podcast que permanecerá acessível para toda a comunidade.

As histórias narradas são contos de fadas, histórias inspiradoras, lendas africanas, histórias regionais e parábolas para crianças, por meio destas histórias a criança se diverte e exercita a imaginação. Que tal você fazer um teste? Acesse o programa, feche os olhos e ouça as histórias, você perceberá que enquanto ouve cria os personagens em sua mente e naturalmente se deixa envolver pelo universo da imaginação. Ouça junto com seus filhos, quem sabe ao final do conto vocês podem fazer juntos um desenho sobre a história narrada e assim descobrir que além de estimular a imaginação as histórias também fortalecem o vínculo entre pais e filhos.

E VAMOS PARA A HISTÓRIA DE HOJE...

A história de hoje é O AMIGO DO REI da autora Ruth Rocha! Conta a história de duas crianças, Matias e Ioiô, numa época em que brancos e negros não podiam ser amigos, no tempo da escravidão. Mas os dois demonstraram que a amizade é mais forte que a indiferença.

25

11/2020

Ana Leticia Guedes Pereira
Ana Leticia Guedes Pereira

Psicóloga e professora universitária na Faculdade Católica Dom Orione

Mestra em Psicologia Clínica (2012), na área de Família e Comunidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP, onde estudou sobre a dinâmica relacional entre pais e crianças com TDAH.