Leitura digital em época de pandemia

Uma das mudanças que estamos vivenciando é o fechamento temporário das bibliotecas, o que requer adaptações por parte da comunidade leitora, que se am

Leitura digital em época de pandemia?w=1020

A pandemia provocada pelo novo Coronavírus tem causado mudanças e adaptações, com o intuito de debelar sua propagação e o males que traz à população.

Uma das mudanças que estamos vivenciando é o fechamento temporário das bibliotecas, o que requer adaptações por parte da comunidade leitora, que se ambientando a esta realidade, continua dando vida e viajando pelo fantástico mundo da leitura, graças às tecnologias!

A era midiática com sua vasta oferta, oportuniza a leitura de livros digitais em todo o mundo, onde por um simples toque, acessa-se sites que disponibilizam uma enorme variedade de e-books.

Neste contexto, os apaixonados pela leitura, não podendo ter acesso ao livro de papel, dão vez e voz a modernidade, lendo livros digitais, através de tablets, kindles, smartfones e outros.

Dessa forma a associação das tecnologias digitais proporciona um leque de oportunidades para interagir com um universo da leitura, potencializando o desenvolvimento de habilidades leitoras e conexões possíveis para uma postura hipertextual e navegacional da leitura.

Assim, procure aproveitar esse tempo em casa para ler, conhecer novos livros pela internet, e lembrar-se de obras que já leram e talvez queiram reler! Vamos lá!

O Colégio Santa Cruz compartilha o amor pelos livros e dicas de leituras interessantes com várias opções para ler:

  • Amazon: A bookstore americana além de vender e-book, disponibiliza de livros digitais gratuitos, na seção ebooks gratuitos: https://www.amazon.com.br;
  • Brasiliana: site da Universidade de São Paulo (USP) com milhares para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens: https://digital.bbm.usp.br/;
  • Biblioteca Digital Mundial: Disponibiliza na internet, em formato multilíngue e gratuito, tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar. O projeto, que tem o apoio da Organização das Nações Unidas, engloba universidades e bibliotecas de 193 países: https://www.wdl.org/pt;
  • Domínio Público: biblioteca digital do governo brasileiro afim de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas. As obras possuem domínio público, ou seja, são autorizadas e constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal: http://www.dominiopublico.gov.br;
  • Google Play: mais de 3 milhões de livros grátis que podem ser baixados em smartphones e tablets que funcionem com o sistema operacional Android: https://play.google.com.

01

06/2020

Liliane Rodrigues e Elizangela Moura
Liliane Rodrigues e Elizangela Moura

Liliane Rodrigues: Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - Pedagoga do Colégio Santa Cruz em Araguaína-TO. e Professora da Universidade Federal do Tocantins.

 

Elizangela Moura: Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - Coordenadora Pedagógica do Colégio Santa Cruz e da Faculdade Católica Dom Orione.