A infância bem conduzida é luz para o mundo!
Conectando a criança a um mundo de infinitas possibilidades por meio de atividades lúdicas, levantamento de hipóteses, da resolução de problemas, da iniciação científica, da nutrição estética e do letramento.
A Educação Infantil apresenta um trabalho educacional individualizado, onde propicia à criança situações de aprendizado ricas em estímulos adequados à idade de cada grupo, desenvolvidas em espaços ao ar livre e em sala de aula, explorando os diferentes locais da Escola.
Tendo em vista a importância do brincar na Educação Infantil, atividades lúdicas e prazerosas são planejadas de acordo com a faixa etária.
Nosso objetivo é de acompanhar o desenvolvimento integral da criança, oferecendo oportunidade para que seu potencial se desenvolva plenamente nos aspectos intelectual, emocional, motor e social.
Sempre a partir do concreto e de vivências, visa transmitir conteúdos importantes à vida prática e cultural. Jogos e brincadeiras, com cunho educativo profundo, preparam a criança para aprender a conviver, a se relacionar socialmente, formando-se um ser capaz de colaborar para uma sociedade mais harmoniosa e equilibrada.
Abrange as áreas de Linguagem Oral e Escrita, Conhecimento Lógico-Matemático, Natureza e Sociedade e Movimento Recreativo, Música e Arte, contemplando o conteúdo pedagógico a ser desenvolvido ao longo do ciclo da Educação Infantil.
OFERECE, ALÉM DAS ATIVIDADES REGULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
- Inglês: inseridas na grade curricular diária, visando o aprendizado de qualidade e consistente do idioma.
- Natação: inclusa na carga horária, acontece duas vezes por semana, ministradas por professores de Educação Física especializados em Natação Infantil. Priorizam a segurança, o aprendizado e estimulam o desenvolvimento motor.
- Educação SOCIOEMOCIONAL: Escola da Inteligência, parceria com Augusto Cury.
- Ensino Religioso (oração no início da primeira aula em cada turno).
- Informática educativa: as aulas vão ao encontro dos conteúdos ministrados em sala de aula.
- Contação de histórias e Projeto Literário: acontece ao longo do ano, despertando o gosto e hábito das crianças desde a infância.
- Aula de música: musicalização infantil, durante as aulas a cada semana, uma forma de construção do conhecimento e apreciação musical.
- Laboratório de Ciências: utilizado como aula prática no estudo da natureza e sociedade.
- Brinquedoteca: estilo Montessoriano, espaço para jogos, brinquedos, brincadeiras para desenvolver a ludicidade e socialização.
- Espaço Lousa Digital Infantil: quadro interativo para ser utilizado com os dedos ou caneta especial, funciona como um computador grande, podendo usar funções de multimídia, tornando o aprendizado mais realista e de fácil compreensão.
- Capela São Luís Orione: espaço para orações e agradecimentos com as crianças.
- Playground: área livre para recreação com os alunos, contendo brinquedos, oferecendo diversão e desenvolvimento infantil. Toda criança precisa brincar.
- Espaço Pátio das Amarelinhas: é uma atividade de desenvolvimento motor muito importante, trabalha regras entre os participantes, compõem os planejamentos dessa fase, desenvolve a consciência corporal, capacidade de se equilibrar e saltar em um pé.
- Auditório Pe. Remígio Corazza: estímulos a participação dos alunos em teatros, shows, apresentação de danças, dramatizações, atividades em grupos, torna a criança mais ativa e com desenvoltura para apresentação em público.
- Biblioteca Infantil: espaço infantil para ler, criar, imaginar e aprender. Atividades Extracurriculares – Os alunos poderão optar entre aulas oferecidas pelo que serão realizadas após o horário de aula.
CONFIRA NOSSAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NESTE INFORMATIVO
Os objetivos gerais do Colégio Santa Cruz Júnior são baseados no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e estão organizados em dois âmbitos de experiência, envolvendo as diferentes áreas de conhecimento. O trabalho é envolto pelo carinho de toda uma equipe consciente de que a primeira infância é o alicerce para a formação do caráter, da identidade e da personalidade.
MATERIAL DIDÁTICO BERNOULLI
A Coleção Educação Infantil foi idealizada respeitando a faixa etária, individualidade e especificidades da criança. Os livros são organizados em torno de temas, pensando na melhor maneira de ampliar os horizontes do olhar infantil. São dois volumes ao ano, o material é impresso em cores, com acabamento de alta resistência, preservando a qualidade ao longo do período completo de utilização. Possui variedade de materiais complementares anexos, como adesivos, páginas cartonadas e plastificadas. O material articula campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o universo lúdico da criança, bem como seus interesses e possibilidades.
CONHEÇA ALGUNS PROJETOS:
- Projeto Nossa Escola Tem Dom
- Projeto Educação Física Viva
- Projeto Ler e Amar
- Projeto Musical Infantil
- Projeto EducArte
- Projeto Brinquedoteca Nosso Mundo
- Projeto Dia da Fruta
- Projeto Cozinha Gourmet
ORGANIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA
Priorizando o atendimento de qualidade e o olhar diferenciado sobre cada um dos alunos, as classes são organizadas em grupos, respeitando a faixa etária de cada uma, sendo acompanhadas em tempo integral pela professora e auxiliar.
As salas são preparadas e adaptadas para a Educação Infantil:
- Maternal I: crianças de 2 anos de idade completos ou a completar até́ 31/03.
- Maternal II: crianças com 3 anos completos ou a completar até 31/03.
- I Período: crianças com 4 anos completos ou a completar até 31/03.
- II Período: crianças com 5 anos completos ou a completar até 31/03.
HORÁRIO DE AULA
A entrada da criança na Educação Infantil suscita diversos sentimentos e exige grande esforço por parte não só da criança, mas também da família e da escola que irá recebê-la. Aproximar a família da escola é uma proposta presente no nosso dia a dia, principalmente no período de adaptação, em que as famílias observam de perto as atitudes dos professores, conhecem os funcionários e compartilham com outros pais experiências e conquistas.
Aulas realizadas em nos dois turnos de 4 horas e meia (manhã e tarde):
- Matutino: 7h até 11h30min
- Vespertino:13h até 17h30min
Sendo assim, pedimos especial atenção às informações abaixo:
Entrada: as famílias poderão estacionar e acompanhar as crianças às salas de aula. A entrega das crianças deve ser o mais BREVE POSSÍVEL, para facilitar o rodízio de vagas.
Saída: ocorrerá, obrigatoriamente, na sala da Educação Infantil, diretamente com as professoras ou professoras auxiliares.
Solicitamos o preenchimento da ficha de autorização de saída (será enviado pelo aluno(a)) com o nome completo e o número do documento das pessoas que poderão retirar o aluno. Essa ficha deverá ser entregue para a professora ou na coordenação, na primeira semana de aula Não sendo com os pais, a saída do aluno só será permitida mediante autorização via Agenda Educacional. Em caso de emergência, deverá ser feita sempre por e-mail para a coordenação pedagógica.
UNIFORME
É obrigatório o uso de uniforme e tênis. Solicitamos que todas as peças do uniforme, bem como lancheira, mochila, squeeze, canecas, brinquedos e demais pertences, sejam identificados com nome completo do aluno e nível. Os alunos poderão utilizar sandálias fechadas nos dias em que não houver aula de Educação Física ou Movimento. Pedimos que as meninas não venham com sandálias ou sapatinhos com salto, rasteirinhas e botas, a fim de evitarem-se acidentes.
NATAÇÃO
O uso do uniforme é obrigatório (maiô ou sunga e touca). Os alunos deverão trazer uma mochila pequena contendo: chinelo, roupão, saquinho para roupa molhada, toalha de banho e pente ou escova. A água da nossa piscina é tratada, por isso, após a aula, as crianças tomarão apenas uma ducha rápida. Todos os pertences do aluno deverão ser identificados com nome completo.
MEU LANCHE
Deverá ser enviado na lancheira, acompanhado de um guardanapo de pano identificado (toalha) e a bebida (não enviar garrafas de vidro). Além disso, é necessário enviar, diariamente, uma caneca plástica identificada para água.
Hábitos alimentares saudáveis são constituídos no contexto familiar e na escola. Dessa forma, não será permitido o consumo de guloseimas como: balas, chicletes, pirulitos e refrigerantes. Sugestão do cardápio para o aluno que irá trazer lanche de casa: Frutas picadas e descascadas, acompanhadas de talheres. Solicitamos que enviem frutas diariamente para que as professoras possam desenvolver nos alunos o hábito da alimentação saudável.
Pães, bolachas e bolos simples, mas da preferência do aluno. Os recheios podem ser variados. Líquidos: achocolatados, sucos, chás, iogurtes etc.
Para um melhor aproveitamento do lanche, pedimos cuidado com a quantidade excessiva.
LANCHE DA LANCHONETE
A família que desejar, poderá contratar os serviços da cantina da escola.
MEDICAMENTOS
Todos os medicamentos devem ser identificados com o nome da criança. A dosagem e os horários a serem ministrados deverão ser registrados na Agenda e fazer o repasse para as professoras. Caso a criança apresente algum sintoma de mal-estar no período de aula, a família será comunicada e um responsável deverá buscá-la. Quando necessário, ela será medicada de acordo com as prescrições da ficha médica preenchida e entregue na escola.
ATESTADOS DE SAÚDE
Para que o aluno participe das aulas de Natação, solicitamos que seja entregue na Secretaria um atestado de saúde emitido pelo pediatra, impreterivelmente, na primeira aula de cada semestre (fevereiro e agosto). Exames ou avaliações específicas serão solicitados se a escola julgar necessário. Solicitamos que nos enviem uma cópia da carteira do convênio para eventual emergência.
MOCHILA
A mochila deve ser enviada todos os dias com:
- Maternal I e Maternal II – duas ou três trocas de roupa, um calçado e fraldas.
- I e II Período – uma troca de roupa e, quando solicitada, a lição de casa.
MATERIAL DE HIGIENE
Cada aluno deverá trazer um kit de higiene identificado que permanecerá sempre na mochila da criança, contendo: 1 nécessaire (para guarda os produtos de higiene bucal), 1 escova de dentes com capinha protetora, 1 creme dental, 1 copinho de plástico identificado.
Quando necessário, solicitaremos a reposição. Não precisa trazer a toalha de rosto, pois o colégio fornecerá o papel toalha.
LIÇÃO DE CASA
Possibilita o elo entre os dois universos: a escola e a família. Nesse sentido, é apropriado conceber a lição como um tempo de trabalho em casa. É importante, desde cedo, motivar seu filho para realizá-la com capricho e atenção. Valorize seus esforços, incentive sua curiosidade e o desejo por aprender. Estudos diversos mostram que há uma relação direta entre o engajamento das famílias no processo de aprendizado e os bons resultados acadêmicos dos alunos.
DIA DO BRINQUEDO
- Será a cada sexta-feira da semana, para que a criança possa trazer o brinquedo de casa. Para o bom andamento das atividades e organização, é necessário a observância ao cumprimento do dia definido e orientações práticas:
- Enviar brinquedos simples e interativos, que poderão serão compartilhados por todos.
- Identificar os brinquedos com o nome da criança.
- Trazer brinquedo que não seja muito pequeno e nem tão grande.
- Não enviar brinquedos como: bola, patins, patinete e skate.
- Não trazer brinquedos que estimulam a violência como: armas, espadas, arco e flecha, entre outros.
- Salientamos que não será permitido o envio de equipamentos eletrônicos (tablet, notebook, brinquedos de controle remoto), maquiagens e objetos de alto valor financeiro e sentimental, e brinquedos que estimulem a violência.
- A escola não se responsabilizará por perdas ou danos