Ensino Fundamental II

• Ampliar o universo de conhecimento e habilidades, desenvolvendo sua capacidade de análise crítica, raciocínio lógico e humano.

A Educação Orionita visa a formação integral do ser humano, por meio de uma educação de excelência na sua diversidade, tendo como alicerce os valores cristãos.

A proposta educacional do Ensino Fundamental 5º ao 8º ano do Colégio Santa Cruz propõe ao aluno a vivência de situações cotidianas, proporcionando sua formação integral mediante à construção da identidade e da autonomia, o desenvolvimento de atitudes éticas, a capacidade de aprender, fazer, ser e conviver, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades.

Um dos diferenciais em nossa proposta pedagógica é o trabalho articulado para a preparação cognitivo-emocional do alunado para as etapas de transição, de modo que não haja ruptura no processo.

Nessa jornada é realizada a passagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para os finais gradativamente.

Componentes curriculares

O que antes entendíamos como disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares.

• Na área de linguagem os componentes curriculares são : Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa.
  • Na área de Matemática: Matemática.
  • Na área de Ciências da Natureza: Ciências.
  • Na área de Ciências Humanas: História, Geografia e Filosofia
  • Na área de Ensino Religioso: Ensino Religioso.
  • Na parte diversificada: Espanhol e Educação Socioemocional

O ser humano é complexo e a partir das suas experiências socioemocionais desenvolve condições para aprender e compreender o mundo que o cerca e os conteúdos escolares. Mas experiências dessa dimensão precisam ser vivenciadas para serem aprendidas. Por isso, os estudantes participam de projetos interdidciplinares e transdisciplinares que contemplam o desenvolvimento nas três dimensões da aprendizagem integral: cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa.

Conheça alguns dos projetos desenvolvidos:

Para que os estudantes desenvolvam ferramentas que os auxiliem em todas as necessidades desse tempo da escolaridade, desenvolvemos projetos interdisciplinares que potencializam as aprendizagens. Alguns exemplos:

• Projeto estudo do meio: Priorizamos os processos de aprendizagens que vão além da sala de aula, visando uma integração da teoria vista em sala de aula com a vida prática que ocorre em nosso entorno: pesquisa de campo, aulas passeio, viagens pedagógico-culturais são exemplos das ações desse projeto.
  • Projeto de leitura: Potencializar a leitura através do exercício das artes é um dos objetivos do nosso projeto. Integrando literatura, dança, música e teatro, não apenas potencializamos as competências leitoras como oportunizamos a descoberta e o desenvolvimento de talentos no campo das artes.
  • Gincana do saber: O lúdico e a aprendizagem caminham juntos nesse projeto. Desenvolvidos nos quintos e sextos anos, os desafios lúdicos proporcionados aos alunos além de motivar a aprendizagem, estreitam os laços entre alunos, professores e a família.
  • Feira Cultural: nossas feiras culturais visam trabalhar de forma transdisciplinar, aliando conhecimentos científicos a multiplicidades de saberes culturais.
  • Feira de Ciências: visando potencializar a construção do pensamento científico e estimular o aluno a participar ativamente desse processo, trazemos para a sala de aula o incentivo a a curiosidade dos estudantes e realização de projetos.

AULAS DE APOIO À APRENDIZAGEM - 5º ao 8º ANO

Aulas adicionais no contraturno para que possam ser retomados aspectos acadêmicos em Língua Portuguesa e Matemática.