1. COMPOSIÇÃO DAS CLASSES E ESCOLHA DOS PROFESSORES TITULARES

As classes são heterogêneas e organizadas pelo Conselho de Classe. A designação dos Titulares e demais Professores é atribuição específica do Núcleo Pedagógico.


2. SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA

Responsável pela ação preventiva, diagnóstica e de orientação e/ou encaminhamento de alunos que apresentam dificuldades nas áreas cognitivas, emocional e social, visando o desenvolvimento global e integral do aluno. Psicóloga responsável: doutora Rivana Guimarães.


3. COMUNICAÇÃO

Além da nossa agenda de comunicação diária (exclusivo da Educação Infantil e Ensino Fundamental até 5º ano), os pais dos alunos utilizarão o aplicativo Santa Cruz, pelo qual é possível visualizar comunicados, acesso ao financeiro e secretaria da escola. O aplicativo é uma ferramenta importante para a rotina escolar dos alunos.

Procure a sua Coordenação para maiores informações sobre nosso Aplicativo de Comunicação.


4. ÉTICA E CONVIVÊNCIA NOS ESPAÇOS PÚBLICOS: A VIDA ESCOLAR

A escola é um espaço público, por ela circulam diferentes pessoas (estudantes dos variados segmentos de ensino, professores e demais funcionários; crianças, jovens e adultos; homens e mulheres), diferentes modos de viver e conviver, diferentes concepções de mundo, diferentes posicionamentos frente à vida. O fato é que os espaços públicos ensinam algo a todos nós ao exigirem determinadas atitudes e posturas. Neles, exercemos nossa ética comprometida com o bem comum, com o outro.

Para a Família Santa Cruz, esse exercício de cidadania, civilidade e pertencimento se traduz em atitudes e hábitos que devemos estar sempre atentos.

Pedimos aos pais e alunos que acompanhem estes importantes itens para a segurança e organização da Escola:

  • Zelar pela conservação e limpeza dos espaços escolares. Isso serve para as salas de aula, corredores, anfiteatros, banheiros, pátios, quadras, etc.
  • Zelar pelos modos como circulamos na Escola: não correr pelos pátios por onde andam crianças, educadores e famílias; desculpar-se quando necessário; ter cuidado ao interagir (falar, brincar, ouvir etc.). Lembramos ainda que as manifestações de namoro não são adequadas ao espaço escolar.
  • Aos pais e/ou responsáveis é vedado abordar funcionários e alunos para tomar satisfação ou repreendê-los.
  • É vedada a circulação de pais ou terceiros nos corredores das salas de aula sem autorização do Colégio.


5. DEPENDÊNCIAS DO COLÉGIO

Nos horários de entrada e saída, não é permitido que os alunos utilizem os espaços da escola (casinhas, parquinho, quadra e outros). Esses serão utilizados somente com o acompanhamento das professoras, em horário de aula.


6. PONTUALIDADE: O HORÁRIO DE ENTRADA DEVE SER RIGOROSAMENTE RESPEITADO

A família contribui para a tranquila permanência do seu filho na escola quando apresenta uma postura de assiduidade, pontualidade, motivação e confiança. Evitem chegadas muito antecipadas em relação ao início das aulas ou atrasos na retirada do aluno.

Horário de entrada pela manhã: 7h (tolerância de 5 minutos), à tarde: 13h (tolerância de 5 minutos)

Horário de saída: alternado conforme segmento (verifique no horário escolar do seu filho(a).

Atenção! Nossa portaria tem um grande fluxo de entrada e saída de alunos, requer tolerância e cooperação.

6.1. Atrasos: o(a) estudante do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio que chegar atrasado(a) ao Colégio na primeira aula será encaminhado(a) à coordenação. Nesse caso, entrará para a aula seguinte desde que esteja no Colégio com até dez minutos de antecedência ao toque do sinal da segunda aula (7h50 e/ou 13h50), no máximo.

Não será permitida a entrada para a terceira e demais aulas.

Todos os atrasos serão notificados no Registro Escolar. No terceiro atraso, o(a) estudante receberá uma notificação por escrito e, quando ultrapassar o limite de tolerância dos atrasos, será advertido(a) por escrito. Em toda reincidência após a advertência, o(a) estudante não entrará em aula.

Toda advertência escrita deverá ser assinada pelo(a) responsável e devolvida ao coordenador.

6.2. Não serão tolerados atrasos nas trocas das aulas e no retorno do intervalo. Na primeira vez, o(a) estudante será advertido(a) verbalmente, na segunda vez, por escrito e, na reincidência, o(a) estudante não entrará nas demais aulas do dia.

6.3. Saídas antecipadas serão permitidas somente com a autorização dos pais e/ou responsáveis, ou em sua presença. Em caso de dispensa solicitada pela família, o(a) estudante se apresentará na sala de Coordenação, onde aguardará o(a) responsável que virá buscá-lo(a), não sendo permitido o acesso às salas de aula.

Os alunos que frequentemente entram atrasados ou saem antes do horário perdem parte da rotina escolar, bem como propostas ricas em vivências e conteúdos pedagógicos, cuidadosamente planejados para o bom desenvolvimento acadêmico, social e emocional do aluno.


7. MATERIAL DE USO PESSOAL

O(a) estudante é o(a) único(a) responsável pela guarda e vigilância de todo material de uso pessoal, não tendo o Colégio qualquer responsabilidade em caso de perda, extravio ou danos. Materiais encontrados serão encaminhados ao setor de “Perdidos e Achados”.


8.
É proibido utilizar redes sociais durante os períodos de aula.


9.
É vedado o uso de equipamentos eletrônicos durante as aulas sem a autorização dos professores.


10.
É proibido filmar o professor e sua aula sem a devida autorização e/ou permissão.


11.
Perda de aula: o aluno(a) e/ou seus responsáveis devem buscar o Professor ou a coordenação para orientações.


12. UNIFORME

Seu uso é obrigatório a todos os(as) estudantes nas atividades do cotidiano escolar, do 1º ao último dia de aula, inclusive no período de recuperação.

Educação Infantil ao 8º ano do Ensino Fundamental - uniforme completo do Colégio: camiseta e calça personalizada, tênis. É permitido o uso complementar de outro casaco - sem deixar de usar a camiseta do uniforme.

9º ano e Ensino Médio: camiseta do uniforme, tênis, calças jeans somente nas cores azul escura (de cor única, sem estampas, listras ou qualquer outro padrão). O uso do agasalho não isenta o uso da camiseta do uniforme escolar.

Imprescindível vestir-se de modo adequado ao ambiente escolar. É vedado o uso de chinelos, sandálias e afins. Vale lembrar que não haverá tolerância quanto à inobservância ao uso do uniforme. O aluno não entrará em aula nesse caso.

Nas aulas de Educação Física, é indispensável o uso da calça de uniforme personalizada e tênis. Para as aulas nos laboratórios de Ciências, Química, Física e Biologia, é obrigatório o uso de jaleco branco de mangas compridas.