Bate-papo: 3º ano com a Autora Sonia Rosa

às 17:11 em Notícias / Ensino Fundamental 1

Os olhos lêem e a vida vai além!

A Equipe Pedagógica do Colégio Santa Cruz, atenta a lei 10. 639/03 que torna obrigatório a inclusão do estudo de história e cultura afro-brasileira em todos os currículos escolares, apresentou para os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental 1 (anos iniciais), o livro que conta a história da escrava Esperança Garcia.

A grande surpresa para nossos alunos é que na aula remota do dia 28/09, tiveram o privilégio de conhecerem a autora Sonia Rosa, um pouco mais de sua vida e da personagem que muito os encantaram.

Sonia nasceu no Rio de Janeiro, é pedagoga, especialista em leitura, mestre em Relações Étnico-Raciais, escritora de literatura negra afetiva, possui mais de 60 livros editados e foi premiada pelos seus trabalhos, ações e produções.

Na segunda, 28/09, na aula remota, os alunos tiveram um bate-papo com a autora, momento que compartilhou mais detalhes da história de Esperança Garcia, que na verdade é um caso verídico, de uma escrava que foi alfabetizada pelos jesuítas e escreveu uma petição para o governador, relatando os maus- tratos sofridos por ela e seus filhos.

A autora alinhou a história à realidade do momento, ressaltando o valor do domínio da leitura, da escrita e da interpretação. Sonia ainda perguntou se alguém já tinha enviado um e- mail, gravado um vídeo solicitando algo, como fez Esperança, só que com uma diferença, em época onde escravizados não podiam se manifestar.

O momento com a autora foi inspirador e propício para fortalecer os alunos em sua caminhada de leitores, estimulando a todos para continuarem criando, produzindo seus livrinhos; assim como valorizar ainda mais a cultura afro-brasileira, tendo um olhar de igualdade a toda humanidade.

À autora Sonia Rosa, nossa admiração e gratidão.

Hélia Mª Lenza Gratão - Coordenadora Pedagógica


Fonte:

Destaques

CMS IE MD3 CMS IE MD3 CMS IE MD3